Musical francês é exibido nesta quinta na Estação Cabo Branco

Por - em 13

Um clássico musical romântico, considerado um dos destaques da história do cinema, será exibido nesta quinta-feira (20), às 19h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, dentro da programação do projeto Cine Estação França. É o filme ‘Os Guarda-Chuvas do Amor’ (Les Parapluies de Cherbourg – França/Alemanha, 1964), do diretor Jacques Demy. A entrada é aberta ao público.

O filme traz o drama de Guy Foucher (Nino Castelnuovo), um jovem de 20 anos de idade que foi criado pela madrinha e trabalha como mecânico de carros. Ele é apaixonado por Geneviève Emery (Catherine Deneuve), uma adolescente de 17 anos que ajuda sua mãe viúva no negócio da família, uma loja de guarda-chuvas, que é elegante, mas pouco lucrativa. Geneviève também o ama, mas sua mãe acha que ela é muito nova para casar e não vê como Guy pode manter uma família.

Ele é convocado para o serviço militar, mas antes da partida de Guy, Geneviève engravida. Assim ela tem que escolher entre esperar pelo retorno de Guy ou aceitar uma proposta de casamento de Roland Cassard (Marc Michel), comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê como se fosse seu.

Ao terminar o serviço militar, Guy retorna à Cherbourg, onde se sente perdido ao saber que sua amada encontra-se casada e já não mora mais na cidade. Quando sua tia Élise morre, ele termina se casando com Madeleine, uma bela jovem que fora enfermeira da tia. Alguns anos se passam até que Geneviève e Guy se encontram no posto de gasolina que ele comprou com parte da herança recebida pela morte de sua tia Élise.

Escrito e dirigido pelo cineasta Jacques Demy, o musical tem apenas diálogos cantados, como uma ópera. Embora já tivesse anteriormente participado de outras produções, ‘Os Guarda-Chuvas do Amor’ foi o primeiro filme importante de Catherine Deneuve e o que a levou ao estrelato. A música de Michel Legrand é também um dos pontos altos do filme.

O projeto – O Cine Estação França teve início no ano passado. Ele é o resultado de uma parceria entre a Estação Cabo Branco, Cinemateca da França e Aliança Francesa e acontece uma vez a cada mês. Todos os filmes são legendados e com um debate ao final de cada exibição.

Neste ano já foram exibidos os filmes ‘O Batedor de Carteiras’, de Robert Bresson, e ‘Acossado’, de Jean-Luc Godad. No próximo mês será exibido o filme “Meu Tio da América”, de Alain Resnais. A partir de julho terá início a projeção de filmes clássicos franceses, como ‘Poderá ser amor?’, De Pierre Jolivet (2007), ‘Missão Demissão’, comédia de Jean- Marc Moutout (2004), ‘Wesh Wesh, o que foi?’, de Rabah Ameur-Zaimèche (2002), e ‘Barakat!’, de Djalma Sahraoui (2006).

Serviço

Projeto Cine Estação França
Filme: ‘Os Guarda-Chuvas do Amor’ (França, 1964)
Data: Quinta-feira (20)
Hora: 19h
Entrada aberta ao público
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte
Informações: 3214.8303/8270
Contato: 3222 6565