Músicos da Sinfônica Juvenil da UFPB se apresentam no domingo

Por - em 57

Com um repertório que vai do clássico ao popular, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Universidade Federal da Paraíba (OSJ/UFPB) faz uma apresentação neste domingo (23), às 17h30, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano. A entrada é aberta ao público.

Para mesclar a música popular brasileira (MPB) com a música clássica, a orquestra une a qualidade artística com o talento de cada integrante. A OSJ, regida por Geraldo Dias da Rocha, é fruto do projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (Demús/UFPB) e envolve 40 integrantes que tem idades entre 14 e 22 anos de idade.

No repertório deste concerto estão incluídas as canções: Sinfonia número 1 (William Boyse), Astor Piazzolla (Tango), Dança Hungara número 5 (J. Brahms), Abione (Adágio), A morte de Ase (E. Greig), O caderno (Chico Buarque), Aquarela (Toquinho), Wave (Tom Jobim) e Epitáfio (Titãs).

Origem – A orquestra foi criada no ano 1979 pela professora Norma Romano. Antes se chamava Orquestra Infanto Juvenil da UFPB, devido à abrangência da faixa etária na época da criação. Hoje é conhecida como Orquestra Sinfônica Juvenil e coordenada desde 1998 pela professora Luceni Caetano. Compõem ainda a equipe da orquestra Pedro Pinto (colaborador e preparador das cordas) e cinco voluntários extensionistas e dois bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão (Probex).

Em 2000, com 64 alunos, alcançou o topo de maior orquestra de alunos de extensão que o Departamento de Música já havia formado, tanto em número de integrantes quanto em número de instrumentos que compõem uma orquestra profissional. O mesmo grupo permaneceu até o ano de 2003, período que contribuiu não apenas para seu crescimento musical, mas também para criar laços fortes de amizades entre os integrantes. A partir de 2004, no entanto, foi necessário iniciar um processo para a formação de uma nova orquestra, pois a geração que havia integrado a grande orquestra anterior seguia os caminhos naturais da música, em virtude do visível crescimento tanto na faixa etária como no talento musical.

Serviço:

Orquestra Sinfônica Juvenil
Dia: Domingo (23)
Hora: 19h
Entrada aberta ao público
Local: Auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes
Informações: 3214.8303/8270
Outras informações pelo telefone (83) 3216.7123, no Departamento de Música da UFPB.