Mutirão de limpeza e higienização na Hilton Souto Maior vai até sexta

Por - em 55

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando uma ação de limpeza e higienização da Avenida Hilton Souto Maior, um dos principais corredores da Capital, que corta os bairros de Mangabeira e José Américo com destino à Penha. O serviço deve ser concluído até a próxima sexta-feira (2).

Cinco equipes, com aproximadamente 100 agentes de limpeza, foram destacadas para a ação. A equipe Roçadeira executa o serviço de roço mecanizado. Os demais grupos, Arrastões e Volantes I e II, trabalham com pás, carros de mão, enxadas, vassouras e ciscadores para capinação, varrição e coleta dos resíduos no local. Em um segundo momento, após a passagem dos agentes de limpeza, um caminhão aberto passa pela avenida recolhendo o material já separado e ensacado.

Programação – Para assegurar a manutenção da limpeza de vias públicas, praças, mercados, cemitérios e outros equipamentos que sirvam à população, o Departamento de Remoção de Resíduos, Varrição e Coleta (Devac) elabora uma programação semanal para as equipes. Para a confecção deste cronograma são levadas em consideração as demandas apresentadas pelos fiscais da Autarquia e também as solicitações feitas pelos moradores

Dicas – Para ajudar na manutenção da limpeza urbana, os moradores devem seguir algumas dicas básicas como: colocar o lixo para fora de casa apenas nos dias e próximo ao horário em que os caminhões passam para fazer a coleta; não jogar lixo em terrenos, vias públicas ou próximo aos rios, canais e galerias. Essas atitudes impedem o acúmulo de sujeira nos bairros e o entupimento das tubulações de drenagem que podem provocar alagamentos durante as chuvas.