NA ESTAÇÃO CABO BRANCO: sábado com rapers, DJs e o ‘Baticumlata’

Por - em 37

Percussionistas, rapers e DJs comporão as atrações deste sábado (2) na Estação Cabo Branco. As apresentações começam às 16h com destaque para o ‘Baticumlata’, o grupo de percussão criado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Utilizando objetos retirados e transformados em instrumentos musicais, o ‘Baticumlata’ tem em sua filosofia chamar atenção para o reaproveitamento de materiais como forma de preservar o meio ambiente.
Para a apresentação deste sábado o grupo contará com o reforço especial dos percussionistas do grupo Lataria, Pedro Ivo e Bruna, do DJ paraibano Guirraiz e do raper Erick Martinez, o que dará o repertório diversidade de estilos.

O ‘Baticumlata’ foi criado em 2005 e é formado por 18 servidores da Emlur, em sua maioria agentes de limpeza. O projeto atua como uma ‘oficina do som’, que utiliza instrumentos musicais no mínimo inusitados para fazer música. O processo de criação é iniciado com a escolha e a exploração dos timbres que podem ser retirados de cada objeto. Depois, durante os ensaios, os sons encontrados são organizados pelo ‘Baticumlata’.

Para as apresentações, o grupo de percussão da Emlur também utiliza utensílios de trabalho dos agentes de limpeza, a exemplo de tonéis, baldes, vidros, peças de caminhão, vassouras, enxadas e até computadores como instrumentos musicais. O resultado é uma fusão de ritmos que passa pelo baião, maracatu e ciranda, até elementos da cultura norte-americana como rap e funk.