Navio holandês traz 835 turistas à Paraíba na Quarta-feira de Cinzas

Por - em 46

O Porto de Cabedelo vai receber, na Quarta-feira de Cinzas (22), um grupo de 835 turistas embarcados no navio Prinsendam, da linha de cruzeiros Holland American Line.  A previsão é que os visitantes desembarquem por volta das 8h e retornem ao local às 18h. Além da cidade portuária, eles irão conhecer alguns destinos turísticos paraibanos entre os litorais Norte e Sul.

A vinda do navio MS Prinsendam é uma conquista para a Paraíba. A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Turismo, está dando apoio logístico e estrutural no que diz respeito às visitações. De acordo com a diretora de Marketing da Secretaria de Turismo de João Pessoa, Georgina Luna, nos postos de informações será distribuído material trilíngue (português, inglês e espanhol). “Iremos disponibilizar pessoal qualificado para prestar qualquer esclarecimento. O objetivo é que os visitantes saiam daqui satisfeitos e que possam fazer uma divulgação positiva em seus locais de origem”, afirmou.

Para a recepção dos turistas, o local contará com uma feirinha típica de artesanato,  box de câmbio, além de uma frota de 16 ônibus de turismo para realizar passeios com os cruzeiristas. Serão distribuídos folders divulgando os nossos principais roteiros turísticos.

Inspeção – Em novembro do ano passado, o diretor do navio, Paul Fitzpatrick, esteve no porto paraibano para uma inspeção. Ele participou de reuniões com a Companhia Docas, que administra o porto, e, após conhecer as potencialidades do novo destino, demonstrou interesse em retornar e destacou a infraestrutura do equipamento paraibano, em especial pela sua localização.

Economia – A chegada do navio Prinsendam deve injetar cerca de R$ 250 mil na economia local. Os cálculos são do Observatório de Turismo da Gerência de Operações do Convention Bureau de João Pessoa. O grupo de turistas, formado, em sua maioria, por norte-americanos, vai permanecer na Paraíba por dez horas, visitando atrativos turísticos de Cabedelo, João Pessoa e Litoral Sul.

A quantia estimada de R$ 250 mil, segundo o turismólogo Ferdinando Lucena, Executivo do Convention, corresponde às despesas com alimentação, transporte, compras (artesanato) e receptivo. “Em experiências anteriores, os números mostram que este é um visitante diferenciado, com alto poder aquisitivo e que busca praticidade, além de atendimento qualificado”, afirmou o executivo. Há três anos, o Porto de Cabedelo recebeu 14 atracamentos do navio MSC Melody, que trouxe para o Estado mais de 25 mil cruzeiristas.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a chegada do navio Prinsendam ao Porto de Cabedelo, além de aquecer a economia local, dá visibilidade à Paraíba no segmento de cruzeiros marítimos. A executiva destacou o potencial que o Estado tem para recepcionar turistas de cruzeiros. “O Governo deve investir nesse segmento, principalmente porque o cruzeirista, quando gosta de um destino, retorna para conhecê-lo melhor em 90% das vezes”.

Segundo Ruth Avelino, o retorno dos atracamentos de cruzeiros no Porto de Cabedelo é altamente positivo para o turismo paraibano, pois abre um novo leque de opções de vinda de turistas para o Estado. “O importante nesse tipo de operação é que a maioria retorna ao destino para ficar mais tempo”, observou.

Estrutura – A Companhia de Atendimento Especializado ao Turista (Ceatur) montará postos de policiamento nos pontos turísticos para reforçar a segurança. A vinda do navio, que é uma operação conjunta do Governo do Estado e uma empresa do Rio de Janeiro, tem o apoio das prefeituras de Cabedelo e João Pessoa.