Neste domingo tem observação de Saturno na Estação Cabo Branco

Por - em 37

Neste domingo (19), o planeta Saturno estará visível e vai poder ser observado pelas lentes dos telescópios do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Gratuitas, as observações começam às 18h30 e vão até às 20h30 – porém, dependem das condições climáticas para acontecer. Para confirmar, basta ligar para a central de atendimento da Estação, no dia da observação.

Saturno é o segundo maior planeta do nosso Sistema, atrás somente de Júpiter. Faz parte dos planetas gasosos do Sistema Solar e sua órbita está localizada entre Urano e Júpiter. Sua característica mais marcante é seu conjunto de anéis, o único visível da Terra. Estes anéis são constituídos basicamente de poeira, gelo e materiais rochosos e por vezes lembram uma pista de patinação. Apesar de terem milhares de quilômetros de diâmetro, sua espessura não passa de 1,5 quilômetros.

“Júpiter e Marte também podem ser avistados, mas não passam de pontos no espaço, além de estarem perceptíveis somente em certos períodos do dia”, disse o responsável pelo Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, o astrônomo Marcos Jerônimo. Para não desapontar o público, a Lua entra em cena em sua fase crescente a partir de terça-feira (21), e na plenitude da fase cheia, em 31 de agosto.

Observação do Espaço – As sessões do observatório acontecem nas terças, quintas e domingos no Terraço Panorâmico da Estação, sendo reservadas nos dois primeiros dias às escolas agendadas e, apenas aos domingos, ao público visitante da Casa. As observações dependem sempre das condições climáticas para acontecerem.

Serviço:

Observação do espaço
Dia e hora: aberto ao público aos domingos, das 18h30 às 20h30
Local: Terraço Panorâmico da Estação Cabo Branco

Telefones: 3214.8303 / 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb