No Bancários: PMJP entrega ‘Indústria do Conhecimento’

Por - em 13

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (9), fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), a primeira sede na Capital do projeto ‘Indústria do Conhecimento’, que vai funcionar na Praça da Paz, no Bairro dos Bancários, zona sul da cidade.

A edificação, com 120 metros quadrados de área construída, possui três espaços didáticos que são a sala virtual, com nove computadores ligados à Internet; sala de leitura e uma gibioteca, com exemplares da revista do Sesi intitulada ‘Sesinho’. A sala de leitura e pesquisa disponibiliza mais de mil exemplares, entre livros, revistas semanais e mensais, jornais, além de CDs e DVDs. Cerca de 600 pessoas devem freqüentar o local mensalmente, principalmente alunos das escolas da rede municipal.

Compromisso – O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) definiu o espaço como local de semear conhecimento. “Hoje estamos aqui reafirmando mais uma vez nosso compromisso com a educação e a sociabilização do conhecimento como um todo, inclusive no acesso à Internet, onde em três anos compramos e instalamos em escolas e centro de inclusão digital espalhados na cidade cerca de três mil computadores. O Sesi tem sido um parceiro importante na atual gestão. Essa não é a primeira parceria nem será a última. Um exemplo disso são os cursos oferecidos pela Prefeitura em diversas áreas, a exemplo da qualificação das beneficiadas com o Bolsa Família, e muitos outros que virão”, garantiu o prefeito.

Funcionamento – Já Maria Luíza Cavalcante, coordenadora do projeto, informou que o local estará aberto ao público a partir da próxima segunda-feira (12) e funcionará em dois turnos: pela manhã, das 7h às 11h, e à tarde, das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

“Além de utilizar o espaço para pesquisa, os estudantes e demais pessoas que freqüentarem o espaço poderão usar as dependências para estudar, levando seu próprio material. Aqui é um espaço de conhecimento, e conforme for a procura vamos adquirindo outros exemplares e materiais didáticos”, explicou Luíza. O espaço também vai desenvolver atividades lúdicas, com oficinas direcionadas a todos os públicos, a exemplo de teatro de fantoches.

Fiep – Na oportunidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, anunciou uma outra parceria com o Governo Municipal que é o projeto ‘Atleta do Futuro’, que vai beneficiar inicialmente 120 alunos, sendo 60 na Escola Aruanda, localizada no próprio Bairro dos Bancários, e outros 60 na Ilha do Bispo.

O projeto consiste em atender crianças e adolescente de idades entre sete e 14 anos, oferecendo educação e preparação esportiva. “Esse é mais um programa de inclusão social que o Sesi desenvolve com o apoio das prefeituras. Sinto-me orgulhoso em fazer essas parcerias com a Prefeitura de João Pessoa. O Sesi tem uma marca de responsabilidade social e Ricardo acompanha esse lema. Desde o início de sua administração, ele tem colocado em prática políticas públicas nesse sentido”, reforçou Buega.

O projeto ‘Indústria do Conhecimento’ é subsidiado pelo Ministério da Educação, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A iniciativa já funciona há dois meses em Campina Grande, agora em João Pessoa e outras dez cidades paraibanas também serão beneficiadas.