No Cidade Verde: novo Crei é o terceiro entregue em 2008

Por - em 29

Mais um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) foi entregue na manhã desta quinta-feira (27) pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). O prédio, que recebeu o nome de ‘Maestro Pedro Santos’, está localizado no Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira, e vai beneficiar 100 crianças de 2 a 6 anos de idade. Outros oito equipamentos do gênero serão inaugurados até junho deste ano na Capital.

Durante pronunciamento, Ricardo Coutinho explicou que a ampliação e reforma dos equipamentos públicos são fundamentais para implementação da política pública educacional. “Esse é o terceiro Crei que estamos entregando este ano. Nos dez anos anteriores à atual gestão, a Prefeitura não conseguiu fazer um único Crei com recursos próprios. Porém, nós vamos fazer 11 do mesmo tipo desse aqui até junho, com recursos próprios”, destacou. “Em quatro anos, contando até dezembro, também vamos entregar oito escolas novas, também com recursos próprios”, acrescentou.

Ainda segundo o prefeito, os investimentos na educação incluem outras futuras implementações. Como exemplo, ele citou a ampliação de 17 escolas e três creches-escola, além da reforma do Conventinho, localizado no Varadouro. Nesse espaço, será instalada a Biblioteca Pública Municipal. Tudo isso sem contar os 25% do orçamento destinados tradicionalmente ao segmento educacional, durante esta gestão.

Ao se dirigir ao público, o prefeito anunciou o início dos trabalhos de calçamento das três ruas que ficam no entorno do Crei Maestro Pedro Santos. A obra de infra-estrutura visa melhorar a acessibilidade da população, especialmente das crianças, ao equipamento público.

Estrutura – Com a inauguração do Crei Maestro Pedro Santos, o Município passa a ter 32 creches em funcionamento, o que corresponde a 3,2 mil crianças atendidas. A construção e imobiliário do prédio representaram um investimento de R$ 419 mil e a creche-escola fica aberta à comunidade das 7h às 17, de segunda a sexta-feira.

O Crei Maestro Pedro Santos compreende quatro salas de aula, refeitório/recreio coberto, administração, rouparia, banheiros, cozinha, área de serviço e sala técnica. Além de atividades pedagógicas, a unidade também oferece práticas recreativas, cinco refeições diárias e cuidados de higiene.

Presente – A moradora Lea Fernandes de Andrade acredita que a construção atendeu a uma grande necessidade da comunidade. “Para mim mesmo é um presente de Deus. Vou ficar tranqüila sabendo que meus filhos estão sendo bem acolhidos com responsabilidade, em um trabalho de qualidade, proporcionado pela Prefeitura. É muito importante saber que está havendo atenção às nossas crianças”, destacou.

Além de professores, os Creis mantêm no quadro de profissionais monitores, berçaristas (nas 13 creches que têm berçários) lactaristas, cozinheiras, lavadeiras, auxiliares de serviço, psicólogas, assistentes sociais, pedagogos e nutricionistas.