No Paço: homens defendem o fim da violência contra mulher

Por - em 22

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), deu início na manhã desta segunda-feira (24), no hall do Paço Municipal (Varadouro), à campanha nacional ‘Homens unidos pelo fim da violência contra a mulher’.

Três homens deram o primeiro passo, assinando (através da Internet) o próprio nome e se juntando a milhares de outros que já estão aderindo a essa ação de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o Brasil. Segundo a coordenadora da CPPM, Douraci Vieira, a participação masculina é de extrema importância, “pois a violência é um problema social gravíssimo e combatê-la é uma atitude”.

Os computadores com acesso à Internet instalados no Paço, assim como no Centro Administrativo Municipal (CAM), ficarão disponíveis até esta terça-feira (25), mas as 19 Estações Digitais estarão abertas para que os homens e jovens interessados acessem e participem da campanha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-5628.

Adesões – O primeiro homem a aderir foi o secretário do Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Raimundo Nunes, que disse se sentir a vontade em falar sobre a valorização das mulheres, pois o Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) disponibiliza um crédito especial para elas. “O meu apoio e da Sedesp a essa campanha e a Douraci é total, pois precisamos ter um cuidado especial com as mulheres. Sou contra qualquer tipo de violência principalmente contra as mulheres”, relatou Raimundo, representando todos os outros secretários municipais.

Já o Washington Feitosa, um dos coordenadores setoriais da Secretaria de Governo e Articulação Política (Segap), relatou que a adesão a essa campanha faz parte de uma ação política do Governo Municipal. “Estamos sendo pioneiros na adesão à campanha no Estado da Paraíba, que concentra as forças na figura masculina, pois os homens constituem o objeto final para a que o combate à violência contra a mulher seja eficaz”, explicou.

Terceiro homem a assinar a lista dos favoráveis à campanha, o guarda municipal Severino Paulo Rodrigues disse que a mulher “é a rainha do lar e tem que ser tratada como tal. Temos que dar um basta à violência contra a mulher. Não podemos admitir a impunidade. O homem que é mais forte fisicamente, bebe e chega em casa nervoso e desconta na esposa. Isso tem que acabar. Eu vou estimular meus amigos a assinarem também”, enfatizou Severino.

Compromisso – A Campanha ‘Homens pelo fim da violência contra as mulheres’ foi lançada pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal, Nilcéa Freire, no dia 31 de outubro deste ano em Brasília. Ao aderirem à campanha, os homens se comprometem publicamente a contribuir na implementação integral da Lei Maria da Penha e na efetivação de políticas públicas de enfrentamento da violência contra as mulheres.

A adesão pode ser feita pelo site www.homenspelofimdaviolencia.com.br. O nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro da lista de líderes de todos os setores da sociedade comprometidos com a causa.