Noberto Presta apresenta monólogo na Estação neste sábado

Por - em 13

O dramaturgo, diretor e ator ítalo-argentino Noberto Presta apresenta neste sábado (12), às 19h, o monólogo “Fragmentos de Vidas Divididas”, na sala de convenções 2 da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, localizada na Avenida João Cirillo Silva, no Altiplano Cabo Branco. A entrada é gratuita.

 Noberto Presta é o criador do Centro di Produzione Teatrale “Via Rosse” (Itália), também ministrará oficina preparatória para o novo espetáculo do grupo Alfenim, “Milagre Brasileiro” (Prêmio Myriam Muniz de incentivo ao Teatro/2009 da Funarte), com estreia prevista para março de 2010, em João Pessoa.

Além de ator e diretor Noberto Presta é pedagogo e escritor teatral. Iniciou sua formação teatral em 1973 na Escola Municipal de Arte Dramática e no Conservatório Nacional de Buenos Aires (Argentina). Em 1981 participou do International School of Theatre Anthropology (ISTA) dirigido por Eugenio Barba. Desde então trabalha na Europa, Argentina e Brasil. Escreveu, dirigiu e interpretou vários espetáculos, participando de festivais na Itália, México, Argentina, Brasil e Equador. Presta desenvolve intensa atividade formativa, colaborando com grupos teatrais em vários países.

Neste espetáculo Fragmentos de Vidas Divididas o espelho dá uma imagem que olha para o próprio indivíduo, em que o autor escreve a história de quem olha no espelho e não sabe quem é. A montagem aborda temas sociais e políticos, em um teatro em que a imagem e o corpo são protagonistas, fazem o conteúdo e a forma de seu trabalho.  “A peça Fragmentos de Vidas Divididas não nasceu de uma forma premeditada, surgiu da necessidade escondida, a necessidade de reconhecer-se a partir da própria história, e assim, reconhecer o outro”, disse Norberto Presta.

 Pesquisador convidado pela Universidade de Campinas (Unicamp), ele dirigiu no Brasil os espetáculos O que seria de nós sem as coisas que não existem, do Grupo Lume de Campinas e “Fuga!” um projeto do Núcleo Fuga em parceria com Lume Teatro e “EXTRANJIS” (Prêmio Interações Estéticas-residências artísticas em Pontos de Cultura da Funarte) em parceria com o ator basco Ieltxu Martinez Ortueta.