Noite de domingo tem Quinteto Uirapuru e Vinícius de Lucena

Por - em 49

A terceira noite do Festival ‘Música do Mundo’ acontece neste domingo (28), com shows do instrumentista Vinícius de Lucena e do Quinteto Uirapuru. O evento, já em sua quarta edição, valoriza a música instrumental e é promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope). As apresentações começam sempre às 19h, no palco montado entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.

O artista Vinícius de Lucena é natural desta Capital e desde muito cedo despertou o seu interesse pela música, incentivado por um tio que tocava composições populares em violão. A partir daí, passou a se dedicar ao trabalho musical de forma mais intensa, compartilhando idéias sonoras com outros amigos. O artista se inspira em grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Pixinguinha, Jackson do Pandeiro e Sivuca. Anos depois, passou a dominar o cavaquinho, instigado pelas belas interpretações de Waldir Azevedo.

O artista, que participa a alguns anos do Clube do Choro da Paraíba, tem acompanhado diversos artistas do gênero, a exemplo de Dudu Nobre e Almir Guineto. Em seus shows, executa composições clássicas de altíssima qualidade, relembrando ícones da música, como Garoto, Sebastião Tapajós, Dinga e Baden Powell, além de composições da sua autoria.

Uirapuru – A segunda atração da noite é o ‘Quinteto Uirapuru’, que surgiu em 2002 e desenvolve uma intensa atividade musical em todo o Brasil, destacando-se pela qualidade e versatilidade em suas apresentações, sempre aclamado pelo público e crítica de norte a sul do país.

O Quinteto prima por um repertório brasileiro, dando ênfase a novos compositores e conta com músicos de formação acadêmica com larga experiência, todos componentes da Orquestra Sinfônica da Paraíba. São eles: Rucker Bezerra (1º violino), Marina Tavares (2º violino), Samuel Espinoza (viola), Andreyna Dinoá (cello) e Hercílio Antunes (baixo).

O grupo já participou de vários festivais nacionais e internacionais, porém o grande reconhecimento nacional do Quinteto Uirapuru deu-se com a indicação do CD ‘Sivuca e Quinteto Uirapuru’ em quatro categorias do ‘Prêmio Tim 2005’, sendo finalista na categoria ‘Melhor Grupo Instrumental’ e vencedor na categoria ‘Melhor Arranjo’.