Atalhos


Equipe do Samu participa de curso para pilotar motolância
26 abr 11

A- A A+

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participar de 26 a 29 de abril, de curso de formação de instrutores em motocicleta no Centro de Treinamento da Honda, em Recife (PE). A ação é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e tem como objetivo capacitar os profissionais para serem multiplicadores de informações para os profissionais que trabalham no serviço de motolância do Samu.

Ao todo três profissionais do Samu vão participar da capacitação e receberão orientações sobre pilotagem defensiva e preventiva, pilotagem avançada em “On Road” e “Off Road”. “Com essa capacitação, os servidores encaminhados vão aperfeiçoar as técnicas de pilotagem avançada em motocicleta, prevenindo assim os acidentes no momento da ocorrência”, destacou Gilmore Lins, gerente administrativo do Samu.

O serviço de Motolância, que foi implantado na Capital desde fevereiro deste ano, utiliza motocicletas para atender os chamados da Central de Regulação, agilizando o atendimento de urgências clínicas e de traumas.

No serviço, que é feito em duplas de motolâncias, um dos técnicos fornece assistência, enfatizando a prestação do primeiro socorro agilizado. Trinta profissionais que atuam nas motolâncias já passaram por capacitação nos dias 13 e 14 de janeiro, na cidade de Recife (PE). De acordo com a coordenação do Samu, o curso foi direcionado para médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas.

Serviço - Para entrar em contato com o Samu, basta ligar para o número 192 e responder às perguntas do atendente. O serviço de Motolância funciona das 8h às 18h e o encaminhamento do serviço é feito através da Central de Regulação.