Nova edição do ‘João Pessoas’ homenageia três personalidades
A nova versão do projeto João Pessoas foi lançada na noite desta quinta-feira (28), na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte. Este ano, os homenageados foram o carnavalesco Jocemar Chaves, o cantor e compositor Parrá e o artista plástico Flávio Tavares. O prefeito da capital, Ricardo Coutinho, compareceu ao lançamento, que contou com apresentação de chorinho e a presença de muitos representantes da cultura paraibana.
Para Ricardo, o momento serviu para festejar pessoas que, efetivamente, tiveram importância para a construção da cidade. Ele destacou que a capital precisa lembrar as personalidades da terra. Acredito que poderia acontecer mais rapidamente, para mostrar mais pessoas. São pessoas simples, mas que fazem diferença, comentou.
O artista plástico Flávio Tavares lembrou que o resgate de sua vida através de entrevistas e de textos de amigos e companheiros de vida, foi um trabalho muito bem elaborado. Em 50 anos de pintura tenho tido muitas emoções. Este é mais um prêmio para o trabalho em que uso o sentimento vivo. Estou muito feliz, relatou.
O homenageado Jocemar Chaves fez história em áreas diversas. Ele tem participação na religião, na cultura através do Carnaval Tradição e também no esporte, como um dos fundadores do Auto Esporte Futebol Clube. Fiz história na cidade, trabalhei em muitas áreas e recantos e desenvolvi tantas atividades. Tenho orgulho desta cidade e trabalho para o crescimento da nossa cultura. Tenho muita felicidade de ser assim, comentou o carnavalesco. O cantor e compositor Parrá não pôde comparecer ao lançamento.
Na solenidade, o coordenador de Proteção dos Bens Culturais (Probech) e um dos responsáveis pelo projeto João Pessoas, Fernando Moura, chamou a atenção para a importância desse resgate histórico. É muito importante que as pessoas sejam homenageadas enquanto estão vivas, para que elas deixem toda a vivência que tiveram para as futuras gerações. Essa vivência mostra como é a cidade de João Pessoa, cada um com a sua visão, o seu estilo. O objetivo desse projeto é fazer com que as pessoas conheçam a cidade através dessas personalidades, observou.
O projeto João Pessoas está na sua segunda edição. Na primeira, homenageou o escritor Ascendino Leite, o jornalista Gonzaga Rodrigues e a militante Elisa Mineiros, que compareceu ao lançamento e disse estar muito feliz por participar deste momento.
Os três livros que homenageiam Jocemar Chaves, Flávio Tavares e Parrá somam 388 páginas com histórias, entrevistas e comentários de outros profissionais sobre cada um dos personagens. Além dos livros, DVDs com vídeos produzidos pela TV Cidade João Pessoa também integram o conjunto. O coordenador da TV, Gilson Renato, disse que o processo de captação de imagens e edição foi muito gratificante. Estou orgulhoso de contribuir para este trabalho. Foi muito bom conhecer mais sobre cada uma dessas personalidades. Todos terão acesso. É bom saber que o material ficará disponível em bibliotecas para a posteridade, disse Gilson.