Nova etapa de obras do Mercado Central inclui boxes provisórios

Por - em 39

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) iniciou a construção e reforma dos boxes para acomodação provisória de comerciantes durante o período de mais uma etapa das obras do Projeto de Reestruturação do Mercado Central. As intervenções são realizadas por meio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Essa etapa inclui a reforma de mais dois galpões (II e III) e a construção de um posto policial, um centro de inclusão digital e a urbanização, além de uma via de acesso para carga e descarga. O investimento é de R$ 2.945.413,44, oriundos de recursos próprios do município.

Nos galpões II e III está concentrada a comercialização de carnes e lacticínios. Os comerciantes que ocupam esses dois espaços serão acomodados, provisoriamente, no galpão III. No local estão sendo construídos e reformados boxes em alvenaria e madeirite para a acomodação de 30 comerciantes durante o período da reforma. Posteriormente, os comerciantes serão relocados para o galpão II para que o galpão III seja também reformado. Os galpões II e III vão abrigar 120 boxes para a comercialização de frangos, laticínios, peixes e carnes vermelhas.

Todos os boxes localizados embaixo das marquises laterais dos galpões II e III estão sendo demolidos. De acordo com o projeto, no local não haverá mais boxes. O espaço ficará livre para facilitar a circulação de usuários e dos próprios comerciantes.

Revitalização – A meta da Prefeitura é recuperar toda a estrutura do Mercado Central. Hoje as novas instalações são referência de limpeza e organização. Foram construídos dois pavilhões, onde se comercializa frutas e verduras, e reformados os galpões I e V, referentes ao Setor Administrativo e à comercialização de cereais, respectivamente. Essa etapa incluiu também a construção de oito lanchonetes no Galpão I. A obra mais recente foi a construção da Praça da Alimentação.