Nova fachada e calçadas amplas mudam visual do Mercado Central

Por - em 53

O Mercado Central está em plena transformação. A previsão é que as obras da fachada e da calçada sejam entregues simultaneamente à população na primeira quinzena de novembro. Segundo o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa, João Azevêdo, a retirada das barracas deu um novo fôlego ao trabalho e a fachada do prédio pode ser vista sem a interferência do comércio e das árvores. O Governo Municipal, através da Secretaria de Planejamento (Seplan) já deu inicio ao processo licitatório para a próxima etapa de reforma e ampliação do Mercado Central.

Essa etapa da obra em execução inclui a reforma e ampliação da calçada, localizada na avenida Pedro II, e a recuperação do Galpão 1, correspondente ao prédio da Administração. Com a reforma, a calçada passou a ter dois níveis e rampas de acesso. A obra contempla ainda espaços para carga e descarga e estacionamento. “Com a relocação dos comerciantes para a Praça de Alimentação, a calçada ficou livre para o trânsito de pedestres e deu melhor visibilidade à fachada do Mercado”, explica Azevêdo.

O prédio da Administração passou por uma completa reforma na parte estrutural como a recuperação da cobertura e das marquises, além dos novos revestimentos. A estrutura interna recebeu forro de gesso no teto, piso e esquadrias metálicas. As redes de energia elétrica, hidráulica, incêndio foram substituídas, e a Administração passsará a contar com conexão para Internet.

O comerciante Landislau Araújo Neto comemora a reforma do mercado. Ele que antes comercializada bolos e bolachas na calçada do mercado, ganhou no sorteio um box no bloco de Administração. “Foi ótimo. Hoje eu posso me organizar melhor para a compra e venda, tenho onde guardar e como apresentar melhor meus produtos, além da questão da higiene”, disse.

Próxima etapa – O processo licitatório para a próxima etapa de reforma e ampliação do Mercado Central esta em tramitação. Está previsto a construção de um centro de Inclusão Digital, um posto policial, uma rua de serviços (circulação interna de caminhões para carga e descarga), dois galpões – um de carnes e outro de laticínios –, e um pequeno bloco comercial que ficará situado na esquina da avenida Dom. Pedro II com a rua Rodrigues de Carvalho. Esse bloco irá comportar quatro lanchonetes e uma banca de revistas.

As obras do Mercado Central de João Pessoa foram iniciadas em 2006. Os primeiros beneficiados foram 299 comerciantes de frutas, verduras e raízes, que hoje vendem seus produtos em dois pavilhões, com toda infraestrutura e higiene necessárias. No final do mês de agosto a Prefeitura entregou a Praça de Alimentação. O novo espaço contemplou 42 comerciantes que antes comercializavam nas calçadas ao redor do Mercado.

Os comerciantes e usuários podem dispor de uma estrutura com quatro acessos, rampa para facilitar o trânsito de mercadorias e de portadores de deficiência, além de dois banheiros adaptados.