Nova sede do Cras é inaugurada pela prefeitura em Mandacaru

Por - em 52

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugurou nesta terça-feira (28) a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Mandacaru, na zona norte da Capital. O prefeito Luciano Agra participou da solenidade de inauguração, acompanhado da secretária nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social, Maria Luiza Rizotti. A PMJP, em parceria com o Governo Federal, investiu na reforma do imóvel, que possui 120 metros quadrados de área construída, recursos totais de cerca de R$ 70 mil.

“Os investimentos na área de desenvolvimento social são uma prioridade do nosso governo desde o início e vão continuar crescendo até o fim da gestão. Ainda há muito que ser feito, mas já conseguimos mudar um pouco a realidade de desigualdades sociais que ainda existem na Capital. Já colecionamos êxitos, mas queremos melhorar ainda mais a qualidade de vida da população desta cidade”, frisou o prefeito durante o evento.

A secretária nacional de Assistência Social, Maria Luiza Rizotti, conheceu as novas instalações do Cras e elogiou as iniciativas adotadas pelo município de incremento às ações e melhorias na rede de infraestrutura ligada à assistência social.

“Muitos de nós quando lutamos pela democracia no Brasil sonhávamos com governos como este, que está construindo políticas públicas e respeitando direitos. O Cras representa a ampliação das ações sociais para este bairro. A criação destes equipamentos significa que a política de assistência social pegou no Brasil e cresceu por termos governos municipais comprometidos e técnicos e profissionais comprometidos com esta política”, disse ela.

Investimentos – A casa onde agora funciona o novo Cras foi doada pela família Lourival Gouveia, que foi homenageada pela PMJP dando nome a nova sede. Além da reforma, foram investidos recursos no imóvel na compra de mobiliário e equipamentos. A sede possui ambiente com recepção, copa, cozinha, e ainda salas para oficinas, atendimento individual, acolhida, atendimento psicossocial, reunião e coordenação.

Assistência – O Cras é um serviço que faz parte da estrutura básica da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e está inserido no Governo Municipal na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). São nesses centros onde funcionam o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), dirigido ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em João Pessoa, os Cras também fazem o acompanhamento socioassistencial de famílias integradas à rede de outras políticas públicas, a exemplo do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência, ou para idosos que não têm condições de se prover. É no Cras onde funciona também o programa Projovem Adolescente.

Cada unidade é responsável pelo acompanhamento de mil famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social e ainda referencia aproximadamente 5 mil. O Cras de Mandacaru já realiza o acompanhamento de 1.450 famílias inseridas no PAIF. Os outros sete centros existentes na Capital funcionam nos bairros de Ilha do Bispo, Gramame, Valentina de Figueiredo, Alto do Mateus, Cruz das Armas, Cristo Redentor e São José.

“Temos um desafio diário em buscar reestruturar os nossos espaços e o Cras é a porta de entrada para toda a estrutura da PNAS. E este de Mandacaru, que está inserido em uma área de alta vulnerabilidade social, vem para o enfrentamento desta realidade local”, reforçou o secretário da Sedes, Lau Siqueira.

Também participaram da inauguração da nova sede, o secretário adjunto da Sedes, Antônio Jácome; o secretário municipal de Transparência Pública, Jorge Camilo; o juiz da Vara da Infância e Juventude, Fabiano Moura de Moura; a vereadora Sandra Marrocos; técnicos e educadores da Sedes e moradores da região. O evento também contou com a participação do grupo de percussão formado por crianças e jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).