Nova unidade do Centro Livre Meninada é inaugurada no Geisel

Por - em 21

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inaugura na próxima segunda-feira (23), às 10h, o novo espaço que vai abrigar o Centro Livre Meninada unidade III. O local fica na Rua Abdias Genuíno de Lima, s/n, na comunidade João Paulo II, bairro do Ernesto Geisel.

Adriano Dias, coordenador geral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) na Capital, informou que o local vai beneficiar crianças e adolescentes das comunidades da Citex, Assunção e Nazaré, o que representa cerca de 180 jovens assistidos. “A proposta da prefeitura foi integrar esses três núcleos em um único local com mais espaço físico, onde os educadores pudessem desenvolver as atividades com mais estrutura. Essa unificação só veio somar ao trabalho já realizado e melhorar o atendimento à população”, frisou o coordenador.

No dia da inauguração, os jovens que integram o grupo de percussão da unidade irão se apresentar para o público. A estrutura do novo espaço conta com seis salas de aula, sendo duas dedicadas às oficinas e quatro para atividades pedagógicas; pátio para recreação, cozinha, banheiros e setor administrativo.

A meta é atender 220 crianças e adolescentes no Centro, que funciona nos turnos da manhã e tarde. Os jovens atendidos no espaço se enquadram no perfil do Peti, programa que tem como objetivo retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos do trabalho perigoso, penoso, insalubre e degradante, que coloca em risco a saúde, a segurança e o desenvolvimento.

A Prefeitura de João Pessoa mantém 27 unidades do Peti, sendo quatro Centros Livres Meninadas, que funcionam nos bairros de Jaguaribe (unidade I), Mandacaru (unidade II); Ernesto Geisel (unidade III) e Bessa (unidade IV). No total, o Programa atende 2.200 crianças e adolescentes.