Nova USF inaugurada pela PMJP no João Paulo II beneficia 16 mil pessoas

Por - em 438

Melhorar a condição de trabalho e de atendimento à população. Este foi um dos pontos destacados pelo prefeito Luciano Agra durante a inauguração da Unidade de Saúde Integrando Vidas (USF), no Bairro João Paulo II, na manhã desta segunda-feira (27). A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por intermédio da Secretaria Municipal de saúde (SMS) e irá beneficiar aproximadamente 16 mil pessoas.

Luciano ressaltou que a inauguração faz parte da ampliação da rede de atendimento básico. “Temos que dar melhor condições às equipes e à população. Para isso estamos avançando a passos largos na melhoria da estrutura de unidades de saúde”, disse.

Para a construção da unidade integrada, que abrangerá quatro equipes de saúde da família, foram gastos aproximadamente R$ 1 milhão com a construção da obra, além de mais de R$ 200 mil em equipamentos. Na unidade serão oferecidas consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. No local serão instaladas salas de curativo equipada e de observação com verificação de sinais vitais, bem como serão fornecidos exames de citologia oncótica, nebulização, atividades coletivas de educação em saúde, atividades de promoção e prevenção da saúde, visitas domiciliares, marcação de consultas e exames “online”, vacinação, eletrocardiograma e Raio X odontológico.

O usuário Mailton José da Costa declarou que mora no local há 11 anos e se disse satisfeito por ter uma unidade com um alto padrão de qualidade atendendo a comunidade. “Antes éramos encaminhados para o Cais de Jaguaribe e agora temos uma unidade boa. A população pode ser acolhida em seu próprio bairro agora”, assinalou.

A secretária de Saúde Roseana Meira lembrou a importância de uma parceria entre a comunidade e os trabalhadores da Unidade. “Não basta apenas que a unidade tenha uma boaestrutura, é importante que o atendimento seja humanizado. Temos de firmar um pacto de qualidade e compromisso, com uma estrutura eficaz e humanização no atendimento”, assinalou.

Até o final do ano está para ser inaugurada uma nova USF no bairro do Grotão. Até o próximo ano, outras nove unidades de saúde da família que já se encontram em obras, serão inauguradas em João Pessoa. A unidade Integrando Vidas está localizada na Rua Carneiro Antônio Dias Pacheco, S/N, no Bairro João Paulo II.