‘Novembro da Dança’ leva arte para espaços públicos de JP

Por - em 57

O projeto ‘Novembro da Dança’, começa a partir desta sexta-feira (5) e prossegue até o dia 26 de novembro. O evento traz para Capital oficinas, seminário, mostra de vídeo, lançamento de DVD e espetáculos em teatros praças e no Mercado Central. O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), com apoio do Serviço Social da Indústria (SESI), Colégio Pio X e Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac).

‘Novembro da Dança’ é um projeto cultural que já faz parte do circuito dos importantes encontros de dança do país, tem o objetivo de fomentar a produção de dança na Capital, através de um encontro nacional que reúne diferentes vertentes desta atividade artística, oportunizando a formação e o intercâmbio de profissionais da área e interessados.

A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 10h, no Teatro Ariano Suassuna, do Colégio Pio X, com apresentação do espetáculo ‘Preto no Branco’ da Companhia Arte Folia, da cidade de Recife. Segundo os componentes do grupo, o espetáculo traz o frevo sem penduricalhos e com trilha sonora que inclui batidas do coração, com uma abordagem simplificada, enxuta e avessa aos cânones da manifestação. Ainda na sexta-feira (5), a partir das 19h30, no Teatro Armando Monteiro, do SESI, acontece o espetáculo ‘Eles vão ver’, que tem concepção e direção do bailarino Gustavo Ciríaco.

Segundo o diretor, o espetáculo se situa em fronteiras, entre o que permanece e o que passa – a presença. Entre a ficção apresentada e o real construído – a cena. Entre a escuridão que apaga e a claridade que revela – um teatro.

Já no sábado espetáculo ‘Preto no Branco’ volta a cena a partir das 17h, no Teatro Lima Penante. Já às 19h30, no Teatro Armando Monteiro, do SESI, é a vez do espetáculo ‘O outro do outro’, do ator e dançarino pernambucano João Lima. A montagem do espetáculo se equilibra na fronteira entre a dança e o teatro.

No domingo a Companhia pernambucana ‘Etc’ apresenta, a partir das 17h, na Feirinha de Tambaú, o espetáculo ‘Involuntário’, que tem direção de Breno César, José Júnior, Liana Gesteira, Marcelo Sena e Marta Guiamarães. A performance foi criada a partir de uma criação em videodança, feito com um aparelho celular. No mesmo dia a Companhia arte Folia volta a apresentar o espetáculo ‘Preto no Branco’, no Teatro Armando Monteiro, do SESI, com exibições as 17h e 20h.

Confira a programação Completa

Segunda-feira (8) – Espetáculo ‘Silêncio’, da Companhia ‘Etc’ – às19h30 Teatro Armando Monteiro (SESI).

Terça-feira (9) – Às 17h, no Teatro Armando Monteiro – Seminário Articulações da Dança, com as convidadas, Clara Trigo, da rede sul-americana de dança, que vai falar sobre a economia da dança, Diana Gesteira, representante do Nordeste no Colegiado Setorial de Dança do Conselho Nacional de Cultura e Valéria Vicente, professora de dança e representante da Associação reviva e Acervo Recordança.
20h – Teatro Armando Monteiro – Mostra de Vídeos e Lançamento de DVD ‘Cia.Etc. 10 anos’.
Quarta-feira (10) – 19h30 – Espetáculo ‘Imagens Não Explodidas’, da Companhia ‘Etc’.
Quinta-feira (11) – 19h30 – Mostra de dança com os grupos ‘Vivarte The Boys’, da cidade de Remígio e Tribo Ethnos, de João Pessoa.
Sexta-feira (12) – 17h, no Ponto de cem Réis – Espetáculo ‘Um passo a mais’, da Companhia Movasse (Belo Horizonte – MG).
19h30h – Espetáculo ‘Suite Dom Quixote’, no Teatro Arnaldo Monteiro, com Ronaldo Martins e Rachel Ribeiro (Rio de Janeiro) e convidados locais.
Sábado (13) – 10h, no Mercado Central – Espetáculo ‘Fábulas do Agora’- Companhia Movasse (Belo Horizonte).
19h30 – Teatro Armando Monteiro – Espetáculo ‘Danças do Mundo e o Tribal Fusion’ – Bela Saffe (Salvador), Karina Leiro e ATF (Recife) e ‘Cia. Lunay’ (PB).
Domingo (14) – 19h30 – Teatro Armando Monteiro – Dança Contemporânea Local, com Admilson Maia (Campina Grande).
18h – Teatro Armando Monteiro – Cine Volante Dança
Sexta-feira (26) – 18h – Ponto de Cem Réis – Espetáculo ‘Coreológicas’, da Acupe Grupo de Dança (Recife – PE)
20h – Ponto de Cem Réis – Apresentação com Jaime Arôxa (Rio de Janeiro – RJ)

Oficinas

Dança Contemporânea (SESI) – Gustavo Ciríaco, dias 6 e 7, das 14 às 17h.
Frevo (Colégio Pio X) – Companhia Artefolia – dia 5, das 14 às 17h
Ballet – Ronaldo Martins e Rachel Ribeiro – horário e local a definir
Dança Contemporânea – ‘Cia. Etc’ (SESI) – João Lima – de 8 a 12, das 9 às 12h
Dança contemporânea – ‘Cia. Etc’ (SESI) – dias 8 e 9, das 13 às 16h
Contato Improvisação –– Liana Gesteira (SESI), dias 10 e 11, horário a definir
Colaboração na criação – Companhia Movasse (SESI) – dias 13 e 14, das 14 às 17h
Dança de Salão – Jaime Arôxa – Dia 27, das 9 às 12 e das 14 às 18h, local a definir
Reflexões e instrumentos: Processo de ensino e aprendizagem para criação em dança – Paulo Henrique Ferreira (SESI), de 22 a 26, das 9 às 12h.