Novembro da Dança leva conto de fadas para Mercado Central

Por - em 42

O O Mercado Central será palco para os personagens de contos de fadas, no espetáculo Fábulas do Agora”, do coletivo Movasse, de Minhas Gerais. A atração do ‘Novembro da Dança’ se apresenta no local neste sábado, a partir das 10h. O evento é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A entrada é gratuita.

A intervenção urbana do espetáculo Fábulas do Agora” acontece sempre em mercados públicos do país. Desta vez, o Movasse traz a performance para a capital paraibana. A história, narrada pela dança, envolve seres subversores da lógica nos contos de fadas, que se misturam a imagens contemporâneas. São príncipes, bruxas e animais que se entrelaçam em personagens híbridos, carregados de subjetividade.

O trabalho Fábulas do Agora” teve consultoria de Antônio Araújo, do Teatro da Vertigem (SP), com curadoria de Fernando Mencarelli e Nina Caetano, de Minas Gerais. O coletivo Movasse trabalha o cenário da dança contemporânea para agregar pensamentos, na tentativa de reunir e praticar idéias sobre o movimento. O objetivo é proporcionar um lugar de reflexão para a realização de propostas artísticas inusitadas.

O projeto ‘Novembro da Dança’, que começou no último dia 5, leva uma série de espetáculos a teatros e espaços abertos da capital paraibana durante todo este mês. A iniciativa é realizada anualmente pela Funjope. O restante da programação, que acontece nos próximos dias, será divulgada em breve.

Movasse – o grupo, sediado em Belo Horizonte (MG), tem os olhos voltados para a cultura brasileira. Seus idealizadores são o paraibano Carlos Arão, a pernambucana Andréa Anhaia e os mineiros Ester França e Fábio Dornas. Eles são dançarinos com diferentes formações, informações e influências, mas unidos por uma afinidade artística: o movimento.

O coletivo é um espaço aberto para diferentes formas de pensar a dançar, além de ser um lugar de discussão, debate, pesquisa teórica e corporal. A iniciativa é voltada para aqueles que querem aprender, ensinar ou doar conhecimentos para a dança contemporânea, fugindo de rótulos pré-estabelecidos.

CONTATO DO GRUPO:
Carlos Arão e Silvana França – (31) 88538723

CONTATO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FUNJOPE:
Alexandre Macedo – (83) 88662397
Cecília Noronha – (83) 88405761