Novo Centro de Práticas Integrativas é inaugurado no Bancários

Por - em 611

A Capital paraibana conta agora com mais um serviço de saúde oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP): o Centro de Práticas Integrativas e Complementares Equilíbrio do Ser, localizado no bairro dos Bancários. A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (31), pelo prefeito Luciano Agra e a secretária municipal de Saúde, Roseana Meira. Para a implantação do serviço, a PMJP investiu cerca de R$ 3 milhões.

Durante o evento, Agra falou sobre o novo espaço, destinado a atender usuários com alternativas de práticas medicinais já reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – além de outras consideradas complementares –, e que buscam promover a saúde integral do ser humano. Segundo ele, o Centro, que oferecerá mais de 25 práticas complementares e medicinais de forma gratuita à população de João Pessoa, é uma obra pública inovadora. “Pela infraestrutura e pelas práticas oferecidas, já é considerado o maior centro do Nordeste com essa proposta de serviço”, ressaltou.

O Equilíbrio do Ser funcionará de segunda a sexta-feira, em horário ampliado: das 8h às 21h. Todo o atendimento será gratuito e estará disponível para as pessoas que procurarem o serviço de forma espontânea ou forem encaminhadas pela rede de saúde pública.

Alternativa – A diretora geral da unidade, Andréa Carrer, disse que, em termos de estrutura, este é um serviço pioneiro no Brasil. Segundo ela, a cidade de João Pessoa sai na frente, garantindo a implantação de uma política pública nacional que começa agora a ser oferecida pelos serviços públicos de saúde. “A nossa expectativa é de atender até mil pessoas por mês”, acrescentou.

No local, serão oferecidas mais de 25 práticas complementares. Funcionará como uma alternativa para quem já utiliza alguma delas ou quer conhecer novas modalidades de tratamento complementares à medicina tradicional ou natural. Nos próximos meses, o novo espaço terá um laboratório de fitoterápicos, florais e homeopatia. “O Equilíbrio do Ser também vai disponibilizar hortas e mandalas de plantas medicinais”, disse Andréa.

“Por meio das práticas complementares, nós podemos cuidar do nosso corpo como um todo”, avaliou Mary Sunday, usuária do centro que funciona no bairro do Valentina, que também faz parte da rede municipal de saúde e oferece o mesmo serviço, só que numa unidade de menor porte.

Novas Unidades – Durante a inauguração, Luciano Agra também anunciou novas obras e serviços de saúde que deverão ser entregues à população no próximo mês de setembro, como as Unidades de Saúde da Penha, do Bessa e de Mangabeira I.

No Hospital de Ortotrauma de Mangabeira, serão entregues a implantação de novos leitos na Urgência, 10 leitos para atendimento psiquiátrico e o Centro de Tratamento da Dor. A SMS também ganhará, em setembro, o novo ambiente da Ouvidoria da Saúde.

De acordo com a secretária Roseana Meira, a Capital avançou em todos os índices da saúde nos últimos anos, a exemplo da redução da mortalidade infantil. “Isso se deve aos investimentos que fazemos para garantir a melhoria da saúde pública em nossa cidade”, enfatizou.

 

Serviço:

Práticas complementares oferecidas no Equilíbrio do Ser:

Medicina tradicional chinesa

Acupuntura

Craniopuntura

Aurículoterapia

Ventosa

Moxabustão

Sei Tai

Tui Ná

Tai Chi Chuan

Homeopatia

Fitoterapia

Terapia Floral

Reiki

Quiropraxia

Cromoterapia

Argiloterapia

Gestalt Terapia

Massoterapia

Terapia Ayurvédica

Biodança

Danças Circulares

Meditação

Yoga

Arteterapia