Novo sistema d’água beneficia mais de 200 casas em Jacarapé

Por - em 47

Cerca de 200 casas do Bairro de Jacarapé serão beneficiadas, a partir desta quarta-feira (29), às 17h, com a entrega do novo sistema de abastecimento d’água construído pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Dois reservatórios de fibra foram instalados no local e irão acumular 30 mil litros de água para suprir as necessidades da população, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores.

A Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) informou que foram instaladas duas caixas d’água de fibra de 20 e de 10 mil litros, respectivamente. Para receber o equipamento maior, localizada na entrada de acesso a comunidade, foi necessário construir uma estrutura pré-moldada. A segunda foi instalada próximo ao campo de futebol. No local havia um reservatório de cinco mil litros. Sua estrutura de apoio foi recuperada e o antigo reservatório substituído pelo novo de 10 mil litros.

A comunidade é abastecida através de poços artesianos, porém a estrutura de distribuição sempre foi precária e por essa razão a população recorria constantemente à água recolhida no rio Jacarapé. De acordo com depoimentos de moradores, o rio era até recentemente a principal fonte de abastecimento dos moradores. Antes a água chegava às torneiras apenas por uma, duas horas, informaram.

Com o novo sistema, a população vai ter água disponível continuamente, com maior rapidez e eficiência, além de contar com uma economia no consumo de energia elétrica.