Novos curtas são apresentados, domingo, na Estação Cabo Branco

Por - em 51

“Geribabel”, “Havia um Tempo”, “Pequenos Atos” e “A Ponte” são os curtas metragens que serão exibidos neste domingo (2), no Salão de Convenções 2 da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. As exibições têm início às 11h00 da manhã e a entrada é aberta ao público.

O primeiro filme da série “Geribabele” fala sobre os contrastes de uma região poluída e ao mesmo tempo rodeada de mansões e de casas simples, quiosques e turistas. Na sequência será apresentado o filme “Havia um Tempo”, que fala sobre a preservação imaterial da cidade de Búzios.

A partir das 14h30, será exibido “Pequenos Atos”, filme que revela que as pequenas ações podem ser realizadas pelas pessoas, desde que tenham consciência de seus atos. O curta questiona sobre o que aconteceria com uma cidade que vive em função do turismo e de repente sua beleza natural não mais existisse.

O último curta da série de exibições será “A Ponte”, que fala sobre a ponte localizada a poucos quilômetros a praia do Forte, em Cabo Frio. Mostra a realidade de uma cidade que de um lado cresceu, mas deixou de lado outra parte da população. Todas as apresentações são seguidas por debates orientados pelos educadores da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura e dos gestores educacionais da Estação Cabo Branco; Walcira Costa, Verônica Sousa, Wertevan Fernandes e Cássia Freitas.

Circuito – O Circuito Tela Verde constitui-se em um projeto construído em parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Cultura (Minc) que visa estimular as atividades de educação ambiental através da linguagem audiovisual, com uma mostra de vídeos que traz experiências de projetos ambientais.

O Tela Verde chega a João Pessoa através da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em parceira com a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes para exibição das películas. A mostra de vídeos passou por várias capitais brasileiras, incluindo estruturas educadoras, a exemplo de Salas Verdes, instituições articuladoras de Coletivos de Educadores, Pontos de Cultura, Cineclubes, instituições de ensino, associações comunitárias e organizações indígenas. Este circuito reúne 30 vídeos de curta metragem, num total de mais de cinco horas de exibição.

Os vídeos foram produzidos como parte de um processo de educação ambiental, de caráter crítico e participativo, com envolvimento direto das comunidades na produção dos vídeos, utilizando metodologias de Educomunicação. Trazem uma importante contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.

Todos eles foram realizados pela Abaeté Estudos Socioambientais, entre 2007 e 2008, utilizando a linguagem de cinema e ferramentas da antropologia, para a elaboração de diagnósticos socioambientais. Por seu caráter inovador, o projeto, em 2008, recebeu o prêmio Brasil Ambiental, um dos mais importantes do país. O Circuito Tela Verde é uma das ações de Educomunicação do DEA/MMA, em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental.

SERVIÇO:
MOSTRA TELA VERDE
Domingo (2) – Geribabel, Havia um tempo, Pequenos Atos e A ponte
Horário: 11h00 até 18h00
Local: Sala da Convenções 2 – Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes
Fone: 3214.8303
Email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br