Núcleos de Educação Ambiental são tema de capacitação no CAM

Por - em 14

A implantação e organização de Núcleos de Educação Ambiental nos 11 Centros de Referência de Cidadania (CRC’s) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) foram os temas da capacitação realizada na tarde desta quinta-feira (13), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), com os coordenadores destas unidades. A criação destes núcleos foi uma demanda apresentada durante os seminários Educação Ambiental e Cidadania para o Desenvolvimento Sustentável, realizados nos CRC’s, no período de 6 de abril a 11 de maio.

A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Cassandra Figueiredo, explica que os Núcleos de Educação Ambiental têm como objetivo apoiar, promover e incentivar as pessoas, a partir do entendimento do contexto socioambiental. “Dessa forma podemos interferir, de maneira individual e coletivamente, na busca por soluções relativas aos problemas ambientais atuais, buscando a melhoria da qualidade de vida das mesmas. Os seminários foram espaços importantes para a troca de experiências e informações. A informação conscientiza, sensibiliza e educa para, assim, poder transformar”.

A diretora destaca que além da implantação dos Núcleos também serão criados os Fóruns de Educação Ambiental, com a sociedade civil organizada. A finalidade é fortalecer as ações em educação ambiental, ampliando para outras redes.

“Foram produzidos, ainda, 11 relatórios nas regiões referenciadas pelos CRCs, elencando os principais problemas ambientais dessas localidades, que serão encaminhados às secretarias do município e demais instituições competentes para a viabilização de soluções dos mesmos, assim como para a elaboração de planos de ação visando às intervenções desses núcleos”, acrescentou Cassandra.

Os seminários – Mais de 400 pessoas participaram dos 11 seminários realizados em vários bairros da Capital. O encerramento aconteceu na última terça-feira (11), no CRC de Mandacaru.

Segundo a presidente da Associação de Moradores do Alto do Céu, Edileuza Faustino de Medeiros Sousa, o seminário é uma maneira de educar a comunidade, mostrando a importância de se cuidar do planeta. “Conscientizar a pessoa é muito importante, é um desenvolvimento para os moradores”, disse.

Já para Helena Solano de Souza, do Jardim Mangueira, é importante trazer conhecimento para a comunidade e ter um espaço para falar sobre o que está acontecendo com a natureza. “O mangue, antigamente, servia como alimento. Hoje está todo poluído, cheio de lixo”.

Os seminários Educação Ambiental e Cidadania para o Desenvolvimento Sustentável foram ministrados pelo professor Giovanny Lima, coordenador do Departamento de Educação Ambiental Comunitária (Deac) da Sedes. O objetivo é assegurar aos servidores da administração municipal e lideranças comunitárias, informação e formação sobre educação ambiental e cidadania para o desenvolvimento sustentável, no intuito de fortalecer as ações nas comunidades onde os CRC’s estão inseridos.