Número de casos de dengue diminui 95,86% na Capital

Por - em 58

O número de casos de dengue em João Pessoa diminuiu 95,86% em relação a 2008. Em 2009, apenas 27 casos da doença foram confirmados na Capital, enquanto que no passado, houve a confirmação de 652. Como parte das ações de combate ao Aedes aegypti (nome do mosquito transmissor da dengue), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará na quarta-feira (29) uma caminhada de alerta, mobilização e vizitação nas casas das comunidades Grotão e Maria de Nazaré.

Os registros da SMS apontam que de 1º de janeiro a 27 de abril de 2008 foram confirmados 652 casos de dengue clássica e três casos de dengue hemorrágica. Já este ano, foram apenas 27 casos confirmados da doença do tipo clássica e nenhum do tipo hemorrágica.

Mesmo com a grande redução apresentada nos números de casos confirmados, a Secretaria realiza ações diariamente para que não aconteça o aumento no número de pessoas infectadas pela doença. Nesta quarta-feira (29), as atividades começam com uma caminhada às 8h, em frente a Unidade de Saúde da Família (USF) Grotão I, se estendendo até a Escola Municipa Tarcila Barbosa França, que fica na Rua Nossa Senhora da Paz, no Grotão.

Após a caminhada, as equipes de Saúde da Família, juntamente com agentes de Vigilância Epidemiológica, farão visitas às casas, procurando e eliminando possiveis focos do mosquito, além de realizar um trabalho de prevenção da doença com a população. Já no período da tarde, a partir das 15h, haverá apresentações de teatro sobre como combater o mosquito da dengue, na Escola Municipal Tarcila Barbosa França.

A Secretaria Municipal de Saúde entende que o comate ao Aedes aegypti não pode ter trégua, pois em setes dias o ovo se torna mosquito, ficando mais difícil o controle. Por isso que a eliminação do transmissor ainda em forma de ovo e larva é mais eficaz.