Nutricionistas garantem qualidade para usuários de serviços da PMJP

Por - em 36

Escolas, hospitais, Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), Restaurantes Populares e em outras secretarias e órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os nutricionistas, com sua atuação muitas vezes discreta, colaboram para manter um nível nutricional de qualidade para os usuários dos serviços oferecidos pelo governo municipal, que conta com 34 profissionais efetivos, de acordo com dados da Secretaria de Administração (Sead), atuando em diversas secretarias.

Ao contrário do que muita gente pensa, a importância desse profissional, cujo dia se comemora nesta quarta-feira (31), não se resume a elaborar dietas para quem está acima do peso. O trabalho do nutricionista é essencial principalmente em secretarias como Saúde e Educação, que também contam com o trabalho de profissionais que atuam como prestadores de serviço.

Na Secretaria de Saúde (SMS), os nutricionistas são encarregados de elaborar o cardápio ideal para os pacientes, principalmente os internos nos hospitais de acordo com o quadro clínico de cada um. Desde a mulher que acabou de ter um filho até a criança que se recupera de uma doença grave, todos utilizam, muitas vezes sem perceber, os serviços desse profissional.

Já na Secretaria de Educação (Sedec) esse profissional é o responsável pela elaboração do cardápio de acordo com a faixa etária dos estudantes que precisam de nutrientes específicos para cada fase da vida. Esse trabalho é orientado por uma responsável técnica que tem como missão verificar a adequação das refeições aos usuários.

A nutricionista Regiane Fizina é uma dessas profissionais que trabalha atualmente na PMJP, especificamente como articuladora de um Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).  “Nós somos os ‘olhos’ da Secretaria de Saúde nas Unidades de Saúde da Família (USF) fazendo o diagnóstico, acompanhamento, aconselhamento e vigilância nutricional dos usuários”, conta Regiane que direcionou sua carreira para a nutrição em saúde.