Obra que liga Castelo Branco ao Altiplano terá início no próximo semestre

Por - em 76

O projeto de construção da ligação viária dos bairros Altiplano Cabo Branco, Castelo Branco e Bancários poderá ser iniciado já no início do segundo semestre de 2012.  A previsão foi antecipada nesta sexta-feira (24), durante uma reunião coordenada pelo prefeito Luciano Agra, em que participaram secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa e representantes do Governo do Estado.

O projeto está previsto a partir de um convênio assinado entre os dois poderes no último mês de dezembro, com investimentos na ordem R$ 9,1 milhões. “Nesta nova reunião pudemos reavaliar alguns pontos e definir de forma mais objetiva quais os próximos passos e as atribuições de cada secretaria e órgãos envolvidos na proposta”, ressaltou Luciano Agra.

O projeto de ligação entre os bairros, chamado de ‘Vias do Atlântico’ foi elaborado a partir de um trabalho conjunto entre as Secretarias de Planejamento (Seplan), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) do Município. As obras ficarão sob responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Rota alternativa – O ‘Vias do Atlântico’ integra o projeto “Caminho Livre”, também da PMJP. Com as intervenções previstas, será criada uma rota de alternativa de acesso aos bairros da zona Sul, iniciando pelos Bancários e também dessa região da cidade até o Altiplano Cabo Branco. A obra consta da implantação de prolongamento de avenidas, pistas duplas, giradouros, ciclovias, canteiros e corredores.

Uma das próximas etapas para dar seguimento ao projeto será a liberação e aprovação por parte dos órgãos de licenciamento ambiental. “Desde o início, a Prefeitura tem mantido um diálogo constante com os órgãos ambientais. Este é um projeto que contempla ações de baixo impacto ambiental, a exemplo de corredores ecológicos e áreas protegidas”, destaca a secretária de Meio Ambiente da PMJP (Seman), Lígia Tavares.

Antes do previsto – O diretor superintendente do DER/PB, Carlos Pereira, explica que se essa parte do processo transcorrer sem muitos problemas, as ‘Vias do Atlântico’ podem começar a ser construídas mais cedo que o esperado.  “Vamos dar entrada no projeto apresentado pela Prefeitura e esperamos licitar a obra até o final do mês de abril”, reforçou.

A reunião desta sexta-feira contou com as participações do secretário de Transportes e Trânsito, Nilton Pereira; a secretária adjunta de Planejamento, Amélia Panet; o secretário de Infraestrutura do Município, Marcelo Cavalcanti; o secretário de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente do Estado, João Azevedo; representes da Câmara Municipal de João Pessoa; além de auxiliares da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.