Obras da Central de Abastecimento Farmacêutico estão em fase final

Por - em 74

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizada no Distrito Industrial, já está com 75% da obra executada. Segundo o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Marcelo Cavalcanti, a previsão é que o complexo seja concluído em três meses. A obra, licitada no valor de R$ 5,7 milhões, com recursos próprios da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), já está com prédio edificado e os trabalhos agora estão concentrados no acabamento.

De acordo com o projeto, elaborado pela Secretaria de Planejamento do Município (Seplan), a CAF terá uma área total de 3.619,23 metros quadrados (m²) e atenderá todas as exigências diferenciadas quanto ao acondicionamento e refrigeração de medicamentos, sendo pensada para facilitar a logística na distribuição dos insumos ao sistema de saúde.

A Central será composta de um sistema de climatização dividido por zonas térmicas, com fatores como temperatura, umidade, pureza e renovação do ar adequadas a cada um dos ambientes. Ela também vai dispor de uma rede de câmeras frias para o acondicionamento de vacinas; um galpão de distribuição, salas para a área administrativa, restaurante, banheiros e estacionamento.

Com a criação da Central de Abastecimento Farmacêutico, o trabalho da Gerência de Medicamentos da Prefeitura de João Pessoa será otimizado. Cabe ao setor, toda a organização das demandas de medicamentos dos postos de saúde, hospitais e demais serviços da rede.