Obras da Estação Ciência em estágio adiantado, diz Seinfra

Por - em 46

Os trabalhos de construção da Estação Ciência, Cultura e Artes Arquiteto Oscar Niemeyer, no Cabo Branco, já estão bastante adiantados. Cerca de 40% dos serviços foram concluídos, incluindo nesse percentual tanto a fase estrutural quanto a de acabamento dos cinco blocos. O anfiteatro é o setor que está mais avançado, com 95% dos serviços finalizados.

O empreendimento terá 8.500 metros quadrados de área construída, em um espaço de 36 mil metros quadrados de terreno. A previsão de investimento total é da ordem de R$ 35 milhões. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Quem confirma o estágio adiantado das obras é o diretor de Obras da Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra), Antônio Aureliano de Almeida. “Como um todo, 40% da obra estão prontos. Tudo está bem adiantado, principalmente o anfiteatro”, observou.

Os blocos
– A Estação Ciência está dividida em cinco blocos – anfiteatro, torre, auditório, serviços e estacionamento. O primeiro já tem 95% dos trabalhos concluídos, faltando apenas a parte de acabamento, como pintura, assentamento de esquadrias de alumínio e peças sanitárias. “Já demos a primeira demão de tinta e vamos colocar as peças. Mas a pintura final só será feita quando a entrega de toda obra estiver próxima, para não sujar”, explicou Aureliano.

O anfiteatro possui um camarim, bateria de sanitários e vestuários e um palco em formato de elipse que juntos somam 370 metros quadrados. Há também uma platéia com nove lances de arquibancada, com capacidade para 320 pessoas sentadas. Por trás dessa estrutura existe ainda um grande calçadão e gramado ao ar livre.

Torre – Enquanto isso, o bloco da torre já está com 60% da parte estrutural pronta. A fase de acabamento não começou. Atualmente, está sendo preparado o escoramento para a execução da laje do quarto pavimento. O prédio terá um total de 17 metros de altura. A parte térrea fica reservada a exposições. Os 2º, 3º e 4º pavimentos serão destinados, respectivamente, a eventos; restaurante e área livre para visão ampla; e terraço ou mirante, com acesso à vista de toda área em volta do empreendimento.

Auditório – Já a estrutura do bloco do auditório, que terá 1.300 metros quadrados, já foi toda concluída. “Estamos agora na fase de revestimento, que faz parte da etapa de acabamento. Externamente, vem sendo realizado o reboco. Na área interna, ocorre a colocação do piso, forro, sistema de ar condicionado, além de instalação elétrica e de telefone”, disse Aureliano. “Temos 60% do bloco concluído”, completou.

Outro bloco é a lanchonete, que fica ao lado do anfiteatro e terá 105 metros quadrados. Toda a estrutura desse local está pronta e os serviços agora são de acabamento, a exemplo de reboco, piso e instalações.

No bloco de serviços, ficará a subestação elétrica, geradores e alguns departamentos administrativos do setor. De acordo com a Seinfra, 90% dos trabalhos estão prontos. Toda a parte estrutural desse espaço foi concluída. Com relação à fase de acabamento, já foi aplicada a primeira demão de pintura e colocado o piso. No momento, os esforços estão sendo concentrados no banheiro e na calçada externa. Enquanto isso, o estacionamento, que terá capacidade para 180 veículos, é a parte menos trabalhosa da obra e está em fase de execução.