Obras da Estação Ciência entram na fase de acabamento, diz Seinfra

Por - em 23

A execução da obra da Estação Ciência, Cultura e Artes Arquiteto Oscar Niemeyer, no Cabo Branco, está concentrada agora na fase de acabamento, incluindo detalhes como piso, forro e esquadria. A etapa estrutural está praticamente pronta, restando apenas a laje final do bloco denominado torre. A obra é uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Ministério da Ciência e Tecnologia. O empreendimento será entregue à população ainda neste primeiro semestre.

Como explica o engenheiro fiscal da Secretaria de Infra-estrutura, Antônio Aureliano de Almeida, os serviços se encontram bastante adiantados nos edifícios que compõe o empreendimento. “Estamos dando ênfase maior agora ao acabamento, pois a estrutura em si dos prédios está praticamente concluída”, disse. “No anfiteatro, por exemplo, estamos fazendo a pintura e providenciando alguns detalhes. Já na parte estrutural da torre, está faltando apenas a última laje, que é a cobertura. Para isso, estamos preparando o forro e a ferragem para posterior concretagem, enquanto damos continuidade ao acabamento nos andares inferiores”, explicou.

Ainda segundo Aureliano, os trabalhos no espaço reservado ao estacionamento também estão acelerados, com mais de 50% do serviço concluído. Atualmente, está sendo executada a calçada, que fica no entorno do espaço.

Todo empreendimento, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, terá 8.500 metros quadrados de área construída, em um espaço de 36 mil metros quadrados de terreno. O investimento no local é da ordem de R$ 35 milhões. A Estação Ciência está dividida em cinco blocos – anfiteatro, torre, auditório, serviços e estacionamento.

Anfiteatro – O projeto do anfiteatro prevê um camarim, bateria de banheiros e vestiários, além de um palco em formato de elipse, que juntos somam 370 metros quadrados de área. Há ainda um espaço reservado à platéia, composta por nove lances de arquibancada, cuja capacidade é de 320 pessoas sentadas. Por trás dessa estrutura existe um grande calçadão e gramado ao ar livre.

Torre – O prédio da torre possuirá, depois de pronto, 17 metros de altura. A parte térrea será reservada a exposições. O segundo, terceiro e quarto pavimentos serão destinados, respectivamente, aos seguintes espaços: eventos; restaurante e área livre para visão ampla; e terraço ou mirante, com acesso à vista de toda área em volta do empreendimento.

Auditório, serviços e estacionamento – Toda estrutura do bloco do auditório terá 1.300 metros quadrados. Enquanto isso, a lanchonete, que fica ao lado do anfiteatro, terá 105 metros quadrados. Já o bloco de serviços compreenderá uma subestação elétrica, geradores e alguns departamentos administrativos do setor. A parte do estacionamento terá capacidade para 180 veículos.