Obras da nova lavanderia da Pe Hildo Bandeira começam 2ª feira

Por - em 48

Os moradores da comunidade Padre Hildo Bandeira serão beneficiados com a construção de uma lavanderia comunitária. A ordem de serviço para realização da obra foi assinada na tarde desta terça-feira (23) pelo prefeito Ricardo Coutinho. A obra será iniciada na próxima segunda-feira (29) e tem previsão de conclusão em setembro deste ano, atendendo cerca de 200 famílias da comunidade e áreas próximas.

A proposta da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), é dar melhores condições de trabalho e renda para famílias da Padre Hildo Bandeira. Para o prefeito Ricardo Coutinho, a comunidade precisa ter formas de gerar seu próprio sustento, particularmente as mulheres.

“As mulheres daqui da comunidade Hildon Bandeira têm uma tradição de lavar roupas para fora e a lavanderia que existe vinha se deteriorando com o passar do tempo. Hoje estamos iniciando uma obra, uma nova lavanderia. Vamos investir cerca de R$ 350 mil para dar melhores condições de trabalho a essas pessoas”, ressaltou. O prefeito lembrou que a construção da nova lavanderia foi pedida em uma plenária do Orçamento Democrático (OD), e agora vai se tornar realidade.

Para que as lavadeiras não fiquem sem local de trabalho, a empresa responsável pela obra irá manter dez tanques funcionando enquanto trabalha na construção da nova lavanderia. O presidente da associação de moradores da comunidade, Luiz Paulo de Araújo, revelou que a obra vai dar mais dignidade ao trabalho das lavadeiras, que vão poder contar inclusive com máquinas para secagem de roupas.

Quem ficou muito feliz quando soube da construção de uma nova lavanderia foi Maria José Gomes dos Santos, que trabalha no local há mais de 20 anos. “A lavanderia precisava mesmo de uma boa reforma, com a colocação de novos equipamentos. Vai ser um grande benefício para a gente”, afirmou ela.

Praça – Além da construção de uma nova lavanderia na comunidade, o prefeito anunciou o início das obras de uma praça no local. “Conseguimos desapropriar um terreno onde será construída a praça, com espaços para esportes e convivência”, revelou. Para ele, é preciso criar espaços de convivência para que as pessoas se encontrem, dialoguem e convivam melhor, pois “não há outro caminho”.

O secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, destacou a preocupação da PMJP em investir em ações que geram emprego e renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. “Ações como essas têm mudado a vida das pessoas, trazendo novas possibilidades de terem como manter seu sustento”, disse.