Obras da Unidade de Produção de Alimentos estão na reta final

Por - em 44

As obras da Unidade de Produção de Alimentos, localizada no bairro do Varadouro, estão com cerca de 80% concluídas. A previsão é que no início de 2011 os moradores do bairro já disponham de uma padaria e uma área para a distribuição de leite em pleno funcionamento. O empreendimento é uma ação do Governo Municipal de João Pessoa que investiu aproximadamente R$ 400 mil.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), os serviços estão concentrados na pintura externa e interna do prédio, além da execução do sistema de tratamento de esgoto da unidade. Essa etapa levou um tempo maior do que o estimado para a sua execução devido ao nível do lençol freático. “No local o lençol freático é muito alto devido à proximidade do mangue e foi preciso mudar o sistema. Optamos pela instalação de uma fossa ecológica de fibra de vidro”, explicou o engenheiro fiscal, Cláudio Pereira.

No antigo prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico, já funcionou um matadouro, uma creche e uma escola, além de ter servido de abrigo por muitos anos para famílias sem teto. A partir de 2011, no local vai funcionar uma padaria e uma área para a distribuição de leite, além da parte administrativa e de uso comum aos funcionários. Na parte externa terá uma área reservada para carga e descarga e a construção de uma caixa d’água e um jardim. O acesso será pela Rua Sebastião de Oliveira Lima.

Restauração – O prédio passou por uma reforma completa no seu interior, porém preservou suas formas originais principalmente na fachada. Todo o teto foi recuperado com telhas do tipo francesa. Portas novas foram instaladas e as esquadrias recuperadas. A fachada do prédio, as janelas e as estruturas internas em forma de arco foram preservadas seguindo as instruções do Patrimônio Histórico.