Obras de drenagem do bairro da Torre estão em ritmo acelerado

Por - em 53

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está concluindo a primeira etapa das obras de drenagem na avenida Rui Barbosa, no bairro da Torre. O trabalho consiste na troca da tubulação pluvial do local para evitar alagamentos comuns durante o período chuvoso. As melhorias vão beneficiar moradores, pedestres e motoristas que trafegam diariamente pela área e também entre as vias que dão acesso à outras duas principais avenidas da capital como Epitácio Pessoa e Pedro II.

O projeto foi dividido em duas etapas: a primeira delas no cruzamento da avenida Ruy Barbosa com a Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio) já terminou. As obras estão sendo realizadas em um trecho de 350 metros e vão desobstruir as galerias pluviais evitando o acúmulo de água e alagamento. Devido ao ritmo acelerados das obras a expectativa da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) é que ela seja concluída em menos de 30 dias.

No final de semana passado, a PMJP passou a galeria por baixo do leito da Beira Rio e liberou a avenida no sentido Centro/Praia. Aproveitamos os dias de menor tráfego para não provocar muitos transtornos. Não podemos fechar a avenida inteira de uma só vez. Temos de fazer um trecho, liberar e só então começar o próximo. Esta avenida tem muito movimento, explicou o secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto. Segundo ele, o valor estimado da obra é de R$ 330 mil.

Aprovado pela população – Para a técnica em enfermagem, Laudicéia de Sena, as obras chegaram em boa hora. Ela está otimista em não ter que passar pelos transtornos que costuma enfrentar com os alagamentos provocados pela chuva. Quando chove não temos com andar a não ser dentro da água, colocando em risco nossa segurança e a própria saúde. Agora as coisas vão melhorar por aqui, observou a enfermeira.

Comerciante no local há mais de 40 anos, Severino Ramos já perdeu as contas de quantas vezes viu a água atrapalhar a vida de quem precisa passar pela avenida Ruy Barbosa durante os períodos chuvosos. Essa iniciativa da Prefeitura em acabar com esse problema é ótima, está mais do que aprovada por todo mundo que mora nessa área, enfatizou.

Via alternativa – E para facilitar a vida, principalmente, dos motoristas, a STTrans montou um esquema especial para orientar o trânsito na área. Com a primeira etapa do trabalho concluída, a interrupção do fluxo de veículos está sendo no trecho da Ruy Barbosa com a Avenida Feliciano Dourado. A partir deste ponto, o condutor poderá retornar à Beira Rio ou seguir outro caminho ao Centro.