Obras de drenagem na Comunidade Riachinho estão em fase de conclusão

Por - em 26

Cerca de 70% das obras de drenagem na Comunidade Riachinho, no Bairro Treze de Maio, já foram concluídas. A intervenção realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) faz parte do conjunto de ações emergenciais para dar solução definitiva aos problemas de alagamento que surgem com as chuvas intensas.

Somados aos serviços de drenagem, a Prefeitura também executou na localidade trabalhos de desassoreamento do Riacho do Peixe (Riachinho) e ainda a desobstrução das galerias pluviais que dão acesso à avenida desembargador Boto de Menezes. Devido à existência de uma rede de esgoto, o secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, aprovou esta semana um aditivo que vai estender o prazo para a conclusão da obra até o próximo dia 15 de julho.

“Após uma análise técnica foi constatado que o solo não possui resistência para suportar o esforço decorrente da rede coletora. A solução viável será a colocação de estacas para melhorar a base de sustentação”, explica o secretário.

Marcelo Cavalcante pede a compreensão da população a respeito da dilatação do cronograma da obra, principalmente pelo fato da necessidade de permanência da interdição do tráfego na Avenida Desembargador Botto de Meneses. “Inicialmente, as chuvas provocaram o atraso da obra, somado a existência de três tubulações que cortam a via, sendo uma de esgoto, outra de água pluvial e a terceira um cabo de fibra óptica da Embratel”, enumerou.

Obra – Para resolver a falta de sustentação do solo ao redor da rede de esgoto, a equipe da Seinfra irá colocar cerca de 10 estacas, a uma profundidade de aproximadamente 12 metros. Para tanto é necessário estender o tempo de conclusão da obra e, conseqüente, a liberação do trânsito de veículos.

Toda a tubulação de concreto de 1.500 mm já foi colocada e aterrada. Os serviços restantes se referem à cravação de estacas e, posteriormente, a pavimentação em paralelepípedo e asfalto do trecho da via. Essa nova tubulação aumentará em, pelo menos, três vezes a vazão da água do rio e eliminará definitivamente os problemas de alagamento na comunidade.