Obras de requalificação do mercado do Geisel vão promover mais acessibilidade e higiene

Por Andrezza Carla e Carolina Queiroz - em 217

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) avança com obras de requalificação do Mercado do Geisel. Com investimentos na ordem de R$ 380.076,00, a PMJP realiza os serviços de drenagem, pavimentação e esgotamento que irão beneficiar comerciantes e clientes que frequentam o local.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), pasta responsável pela administração dos mercados, tem intensificado as ações de ordenamento nesses locais. Além da força-tarefa para regularização dos comerciantes desses espaços, as equipes da secretaria têm feito vistorias in loco nesses espaços para verificar o que pode ser feito de melhorias estruturais.

“Além da obra, a gente tem reforçado o diálogo com os encarregados e comerciantes dos mercados, para atender às demandas desses trabalhadores e melhorar o funcionamento desses espaços. Faz parte do zelo com o patrimônio municipal e também da melhoria da qualidade de vida de quem frequenta os mercados, seja para trabalhar ou para consumir”, destacou Zennedy Bezerra durante visita as obras do mercado na quinta-feira (22).

“Agora teremos uma adequação melhor para os comerciantes e consumidores. Agradeço ao prefeito Luciano por ter ouvido as demandas do nosso mandato. Foi uma luta seria que se travou nos corredores das secretarias e não por barulho de oposição. Desde o 1° mandato que pacientemente aguardamos essa realização. Foram muitas reuniões e agendamentos. Agradeço aos amigos da Seplan, Seinfra, OP e Sedurb, que foram parceiros para esse avanço aguardado há 30 anos. Promessa cumprida!”, ressaltou Helton Renê, secretário do Procon e antigo morador do bairro.

Diálogo com a população – Para o secretário do Orçamento Participativo, Francisco José das Chagas, a cada ano que passa a população se conscientiza mais da importância de participar dos debates do OP. “Em vários bairros e comunidades existem obras que estão sendo realizadas graças à participação popular”, frisou.

Dona Lúcia tem 76 anos e comercializa tapioca no local há mais de trinta. Acompanhou no decorrer dos anos a luta da população para as melhorias de infraestrutura no local. “Ouvimos muitas promessas, mas estamos satisfeitos em ver que agora está sendo realizado. Os clientes fiéis da gente estão muito felizes com a melhoria”, informou.

Regularização dos comerciantes – A Sedurb tem realizado ações itinerantes nos mercados públicos da Capital, com o objetivo de regularizar os comerciantes que estão com alguma pendência com a administração municipal. Só este ano, servidores da Diretoria de Serviços Urbanos (DSU-Sedurb) já passaram pelos mercados de Mangabeira, Bessa, Torre, Centro Comercial de Passagem e Cruz das Armas.

O trabalho já proporcionou a regularização de mais de 400 comerciantes e deve continuar por todos os outros mercados até o final do ano. “Entendemos que nem sempre esses trabalhadores têm disponibilidade de comparecer a Sedurb. Pensando nisso, estamos levando nossas equipes até eles, trazendo as orientações necessárias em relação a cada caso. Também aproveitamos para reforçar as orientações de ordenamento nesses locais, lembrando as normas estabelecidas no Código de Postura”, reiterou Zennedy.