Obras de reurbanização do Mercado da Torre seguem em ritmo acelerado

Por - em 99

A primeira etapa das obras de reurbanização e revitalização do Mercado público do bairro da Torre, realizadas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), seguem em ritmo acelerado. A intervenção, que tem o objetivo de proporcionar um ambiente mais higiênico e agradável para clientes e comerciantes, tem previsão de ser concluída até o final de 2012. O valor investido na obra é de mais de R$ 6 milhões.

A reforma do Mercado da Torre deve ocorrer em cinco etapas, mas toda a obra já foi licitada, o que possibilita a agilidade dos trabalhos. Após a relocação dos comerciantes e a demolição de parte do prédio, os operários irão iniciar a demolição do galpão principal, onde funciona o setor administrativo e os frigoríficos, e é o que possui a estrutura mais danificada.

“O único entrave no momento é o período de chuvas que se instalou em João Pessoa, mas as obras continuam a todo vapor”, informa o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Prefeitura, Antônio Amaral Cunha.

Para não interromper a atividade dos comerciantes durante a reforma, a Prefeitura relocou todos para áreas provisórias, no mesmo espaço. Estes, agora, estão dividindo boxes com antigos colegas de trabalho.

Melhorias – O Mercado da Torre possui uma área total de 5 mil metros quadrados e, com a reforma, terá uma estrutura para atender 240 comerciantes. Eles serão instalados em boxes modernos e higienizados que visam garantir a segurança dos clientes e dos próprios vendedores. Para o local também foi desenvolvido um projeto de acessibilidade e um espaço de convivência para os usuários do mercado.

O local também ganhará uma praça de alimentação, um novo sistema de drenagem, rede de esgoto, iluminação, sistema próprio de abastecimento de água, além de uma Estação Digital.

Esta é a primeira intervenção realizada no Mercado da Torre desde sua inauguração, que ocorreu em 30 de novembro de 1962. O local é considerado uma das feiras livres mais tradicionais de João Pessoa.

Outros investimentos – Além da reforma no Mercado da Torre, outros dois mercados estão passando por obras em João Pessoa.

No Mercado de Cruz das Armas, a segunda etapa da obra teve início no mês passado e vai beneficiar os comerciantes que há anos solicitavam a intervenção municipal.

O mesmo vem ocorrendo no Mercado Central, com a finalização do Galpão 2, que abrigará o setor de frios. O Mercado entrou em atividade em 1940 e desde 2006 está passando por um processo completo de reestruturação e melhorias.