Obras do anexo da Estação Cabo Branco seguem em ritmo acelerado

Por - em 51

As obras do prédio central do anexo da Estação Cabo Branco, no Bairro Altiplano, esta com 95% da sua estrutura de concreto armado concluída. O prédio é composto por três pavimentos e para sua finalização resta apenas o acabamento e as instalações elétrica, hidráulica, telefônicas e hidrosanitárias.

De acordo com o projeto, no novo prédio funcionará a parte administrativa, o setor de exposições ou pavilhão, quatro mini-auditórios para eventos, galeria de exposições e restaurante. “Os serviços estão concentrados no reboco, revestimento e instalações elétrica, hidráulica, telefônicas e hidrosanitárias”, explicou Walter Ribeiro, engenheiro fiscal da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

As obras se concentram também na finalização da drenagem e na urbanização do entorno do prédio central, que se refere às áreas de acesso, passeios públicos, bem como ao estacionamento.

Na execução desse projeto trabalham mais de 200 profissionais, incluindo a equipe técnica – arquitetos, engenheiros e a equipe de produção – pedreiros, operadores, carpinteiros, pintores, mestres de obras, ajudantes entre outros.

Os investimentos giram em torno de R$ 18,9 milhões provenientes de convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de 2012.

A nova estrutura não só possui bela e diferenciada arquitetura, como se enquadra nas normas atuais de acessibilidade, além do aspecto da sustentabilidade. O prédio contará com sistema de ventilação natural, através de janelões, bem como com um ambiente climatizado com controle de umidade, o que permitirá receber exposições internacionais.

Na construção do lago artificial o projeto também buscou aliar a beleza à sustentabilidade. O lago vai formar um belo espelho d’água com linha de contorno diferenciada, além de regular a vazão das águas pluviais a praia, represando e regulando o seu lançamento.