Obras do calçadão de Manaíra são concluídas até final do ano

Por - em 53

No próximo verão o calçadão da Praia de Manaíra vai estar totalmente revitalizado. As calçadas estarão livres de obstáculos para que o pessoense possa fazer sua caminhada ou corrida livremente, além da contemplação ao mar, dentro da proposta de revitalização da orla marítima da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A previsão é que até o final deste ano o calçadão já esteja de visual novo. Nessa última etapa da obra resta a conclusão do piso, colocação de bancos, plantio de mudas e a reconstrução de parte do muro de arrimo que desabou em consequência da força da maré.

O novo piso, tipo intertravado, cobre uma área de 1,8 mil metros, a partir da divisa das praias de Manaíra e Bessa, no final da Avenida João Maurício ao final da Rui Carneiro, em Tambaú, onde passa pela praça contemplativa terminando no novo Mercado do Peixe. O trabalho está sendo realizado pela Prefeitura Municipal (PMJP), por meio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com investimentos da ordem de R$ 1.353.878,00.

O projeto de reurbanização da área prevê ainda a recuperação dos bancos, iluminação ornamental e o plantio de mudas. Para tanto, todas as barracas desse perímetro estão sendo retiradas. O objetivo do Governo Municipal é ampliar a área de circulação de pedestres, essencialmente para aqueles que vão ao calçadão para passear ou praticar esporte.

Reconstrução do muro em Manaíra – A Prefeitura está construindo um muro de gabião de 83 metros de extensão. A intervenção tem o objetivo de proteger as fundações do muro de arrimo do calçadão. O engenheiro fiscal João Bosco Pereira explicou que a execução da obra é lenta porque só pode ser feita quando a maré está baixa. A mesma medida preventiva está sendo feita em Tambaú, por trás do Mercado do Peixe. No local está sendo construído um muro de gabião de três metros de extensão.