Obras do ‘Ponto de Cem Réis’ serão inauguradas nesta 3ª feira

Por - em 29

As obras de revitalização da Praça Vidal de Negreiros, conhecida pelos pessoenses como “Ponto de Cem Réis” serão inauguração nesta terça-feira (04), véspera do aniversário de 424 anos da Capital. A intervenção, orçado em R$ 1.763.148,23, faz parte do Projeto de Revitalização de Praças e Parque do Governo Municipal, executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Os serviços estão concentrados nos acertos finais do piso, iluminação, bancos, pintura e jardinagem, além da colocação dos domus, que é uma estrutura metálica em forma de pirâmide, instalada para facilitar a ventilação e a colocação da iluminação local. As obras seguem na etapa final também nos serviços de restauração das calçadas da Rua Padre Meira.

Com o término da obra e a retirada dos tapumes, os pessoenses vão poder visualizar um novo espaço, amplo e moderno destinado a melhor circulação das milhares de pessoas que transitam no local diariamente. No Ponto de Cem Réis já existiram trilhos por onde passavam o bonde elétrico com o cobrador anunciando a tarifa de “cem réis”. Nos arredores também existia uma praça e uma alça ligando a avenida Guedes Pereira à Duque de Caxias, que hoje cederam lugar a um pátio que impressiona pelas dimensões: 5.214 metros quadrados. “As obras da Praça Vidal de Negreiros são um marco na proposta de requalificar os espaços públicos”, disse o secretário da Seinfra, João Azevêdo.

O Projeto de Revitalização de Praças e Parque do Governo Municipal tem se preocupado com a recuperação e preservação das peças de artes instaladas em espaços públicos. O busto Vidal de Negreiros ganhou um novo pedestal, em granito. A peça foi retirada da praça no início das obras e está sendo restaurada.

Na praça também caberá uma homenagem ao compositor Livardo Alves, famoso pela composição da marchinha carnavalesca “Marcha da Cueca”. Ele será imortalizado numa estátua em bronze, em tamanho natural, sentado num banco de praça. A reconfiguração do local será estabelecida também com a instalação de uma placa com o nome do ex-prefeito de João Pessoa Damásio Franca, que passou de viaduto a túnel.