Obras em unidades de saúde são visitadas por conselheiros do OD

Por - em 50

Um grupo de Conselheiros do Orçamento Democrático (OD) realizou na manhã desta quarta-feira (18) mais uma visita às obras, ações e serviços executados pelo Governo Municipal. A comitiva esteve em unidades de saúde, hospitais e nas obras da cozinha comunitária do Timbó e do condomínio Amizade, em Paratibe. Essa já é a terceira visita às obras que estão sendo realizadas na Capital pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Segundo a coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, a intenção é verificar como anda a execução dessas obras e a estrutura e o atendimento nos equipamentos que prestam assistência médica às comunidades. Com essas visitas, os conselheiros poderão acompanhar os serviços prestados e o andamento das obras, se informar sobre o custo de cada uma, o prazo de conclusão, o projeto da obra e os benefícios que trará as região que eles representam. Desta forma, eles podem realizar um controle social e levar estas informações à comunidade. As obras e os serviços que estão sendo visitados foram escolhidos pelos próprios conselheiros.

A cozinha comunitária, que está sendo construída na comunidade do Timbó, foi a primeira obra a ser visitada. Os conselheiros conheceram toda a infraestrutura da cozinha, que já está com 55% de sua construção executada, com previsão para ser entregue à comunidade no início de março de 2010. Segundo a diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (Direcosan), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Yara Pond, a cozinha irá oferecer 200 refeições no horário de almoço. Já nos períodos da manhã e tarde serão oferecidos cursos profissionalizantes.

Ainda pela manhã, a comitiva do Orçamento Democrático seguiu para o bairro do Castelo Branco, onde conheceu as dependências e os serviços prestados na Unidade de Saúde da Família, que atende 660 famílias daquela localidade, com 450 consultas por mês. O grupo também fiscalizou os serviços oferecidos pelo Ortotrauma, em Mangabeira, e recebeu informações a respeito das especialidades médicas oferecidas e quantidade de leitos. Segundo o diretor de Cuidados do Ortotrauma, Anderson Belmart, são realizados diariamente 400 atendimentos. “O hospital atende não apenas cidadãos pessoenses, pois 60% das internações são de pessoas de outros municípios”, destacou.

No período da tarde, a comitiva seguiu visitando a reformas no Hospital do Valentina Figueiredo e do Condomínio Amizade, em Paratibe. Todas as quatorze regiões orçamentárias irão receber a visita da comitiva. Elas estão acontecendo uma vez a cada quinze dias e se estenderão até o mês de dezembro.