Obras na Avenida Pedro II avançam e corredor terá ciclovia requalificada e iluminação em LED

Por - em 610

As obras de requalificação da Avenida Pedro II, que ganhará uma ciclovia, seguem avançando. Equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), estão diariamente no local. Além da ciclovia, o Programa LED nas Ruas também será implantado no corredor, que é um dos principais da Capital, ação que transformará o visual e oferecerá uma via muito mais iluminada com a tecnologia que garante sustentabilidade através da economia de recursos e, principalmente, mais segurança a quem transita na região.

O trabalho desenvolvido na Avenida Pedro II envolve diversas secretarias. Inicialmente, as Secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizaram a poda das árvores da área da ciclovia, o que melhorou a circulação dos ciclistas. Todo o entulho proveniente desse serviço já foi recolhido pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Desde a semana passada, está sendo executada a recuperação do gradil que separa a Avenida e o Jardim Botânico e o Ibama, além da substituição das estacas de concreto, colocação de nova tela, arremate da mureta (para fixação da tela e estacas novas), execução da infraestrutura da parte elétrica para posteriormente receber a iluminação de LED e consertos na calçada/ciclovia (com concreto). Em seguida, será feita a requalificação e pintura de toda a ciclovia, que tem a extensão de 1,1 km.

LED nas Ruas – A Prefeitura Municipal de João Pessoa também vai instalar uma nova iluminação em todo corredor na Pedro II. Trata-se do programa LED nas Ruas. Todas as lâmpadas de vapor metálico e vapor de sódio serão substituídas por luminárias a LED, para modernizar e aumentar a eficiência energética do parque de iluminação pública. No local, serão substituídos mais de 100 pontos de iluminação.

Ciclovias – João Pessoa conta com 21 ciclovias em diversas áreas da cidade e, somadas à ciclofaixa de lazer, oferecida pela PMJP aos domingos na Epitácio Pessoa, são 71,4 quilômetros de áreas destinadas exclusivamente a usuários de bicicletas. A atual gestão do prefeito Luciano Cartaxo é responsável pela implementação das ciclovias no Parque da Lagoa, na Avenida Paulo Roberto Accioly, no Bessa; na Avenida João Cirylo, no Altiplano, na Nova Beira Rio e na Ponta do Seixas.