Obras na comunidade Riachinho devem ser concluídas ainda este mês

Por - em 24

Aproximadamente 50% das obras de drenagem em execução na Comunidade Riachinho, no Bairro Treze de Maio, estão concluídas. A informação é da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A estimativa é que os serviços sejam finalizados até o final do mês de maio e a Avenida Desembargador Boto de Menezes seja liberada para o tráfego de veículos. Essa intervenção faz parte do conjunto de ações que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) anunciou para dar solução definitiva aos problemas de infraestrutura na Comunidade Riachinho.

Para resolver os problemas de drenagem, um trecho da avenida Boto de Menezes foi demolido. No local, estão sendo colocados tubos de concreto de 1.500 mm. Essa obra aumentará em pelo menos três vezes a capacidade de vazão das águas. “Esse serviço tem sido interrompido cada vez que ocorrem chuvas intensas, pois a vazão da água do rio chega a cobrir os tubos. Com a incidência de chuva temos que interromper os serviços. Na obra trabalhamos com maquinário de grande porte e com as chuvas há risco de deslizamento”, explicou o secretário adjunto de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti.

Outro fator que tem dificultado o ritmo de trabalho no local é a existência de três tubulações que cortam a via, uma de esgoto, outra de água pluvial e a terceira um cabo de fibra óptica da Embratel. “Nós estamos fazendo o possível para cumprir o prazo e minimizar os transtornos causados à população devido à interdição da Avenida Boto de Menezes, que concentra grande fluxo de veículos. Os serviços estão sendo executados no período da noite, nos finais de semana e até no feriado da Páscoa nós não interrompemos o trabalho”, disse.

Para facilitar o trânsito de pedestres durante a execução dos serviços, a Seinfra construiu uma passarela de madeira. Estão sendo investidos R$ 650 mil com recursos próprios do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb) da PMJP. Somado aos serviços de drenagem, também foram executados trabalhos de desassoreamento do Riacho do Peixe (Riachinho) e também a desobstrução das galerias pluviais que dão acesso à avenida desembargador Boto de Menezes.