Obras-primas de Coppola e histórias reais são tema do Estacine de setembro

Por - em 54

O Projeto Estacine do mês de setembro está recheado de filmes que marcaram época. Aos sábados, o Estacine Mundi traz a Mostra A Arte Imita a Vida, com filmes de diferentes países baseados em casos reais. Aos domingos, o Estacine Cult apresenta a Mostra Coppola, uma homenagem ao diretor de “O Poderoso Chefão”, filme que comemora 40 anos de lançamento. As mostras acontecem às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, novo prédio do complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A entrada é gratuita.

Os filmes exibidos no projeto Estacine são resultados de uma parceria entre a Estação Cabo Branco e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), com a proposta de promover a cultura e o entretenimento por meio da Sétima Arte.

Estacine Mundi – O filme “O Pianista”, de Roman Polanski, abre a mostra baseada em histórias reais, neste sábado (1°). O longa conta a história do músico polonês Wladyslaw Szpilman, sobrevivente da II Guerra Mundial, num filme que foi vencedor do Oscar de Melhor Diretor, Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro Adaptado, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Figurino e Melhor Fotografia.

Estacine Cult – A mostra dedicada ao diretor norte-americano abre com a obra-prima de sua carreira: “O Poderoso Chefão”, que será exibido no domingo (2).O filme tem interpretações marcantes de Marlon Branco e Al Pacino e teve dez indicações ao Oscar, ganhando nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado.

O filme conta a história da família de mafiosos Corleone. Em 1945, o patriarca Don Corleone (Marlon Brando), chefe da máfia americana, comemora o casamento de sua filha recebendo amigos, líderes políticos e subordinados do crime organizado. O longa-metragem é um arrepiante retrato da ascensão e queda do clã siciliano na América, baseado no livro de sucesso de Mario Puzo e com interpretações que consolidaram a carreira de Al Pacino, James Caan e Robert Duvall.

Diretor atuante – Nascido em Detroit, em 7 de abril de 1939, mas criado no bairro do Queens, em Nova York, Coppola estudou com o também diretor George Lucas, com quem acabou criando a produtora independente American Zoetrope, em 1969. Em 1970, recebeu uma indicação ao Oscar pelo roteiro adaptado do filme “Patton”. Dois anos depois, receberia o prêmio da Academia como melhor diretor por “O Poderoso Chefão”.

Coppola tem no currículo outros grandes e premiados filmes, como “Apocalipse Now” e “A Conversação”, que também serão exibidos na mostra em sua homenagem. Já foi indicado ao Oscar 14 vezes, em diversas categorias. Pai da cineasta Sofia Coppola e tio do ator Nicholas Cage, Coppola continua trabalhando como diretor e produtor, sendo um dos mais atuantes do mercado norte-americano.

SERVIÇOS:

Estacine Mundi – Mostra A Arte Imita a Vida

Filme: “O pianista”

Dia: Sábado (1°)

Hora: 16h

Classificação: 14 anos

Estacine Cult – Mostra Coppola

Filme: “O poderoso chefão”

Dia: Domingo (2)

Hora: 16h

Classificação: 14 anos

Local: miniauditório da Estação das Artes.

Informações: 3214.8303/ 3214.8270

www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb