Requerimento de autorização exclusiva para desfile de Blocos de Carnaval

Obras suspendem tráfego na Praça Barão do Rio Branco por 15 dias

Por - em 57

O tráfego de veículos pela Praça Barão do Rio Branco, no Centro, vai ser suspenso a partir da próxima segunda-feira (14), para a continuidade das obras de revitalização da área, localizada entre as avenidas Visconde de Pelotas e Duque de Caxias. A praça ficará interditada por 15 dias, período que será feita a recuperação e pavimentação das calçadas e do pavimento, com aplicação das novas posturas de acessibilidade aos portadores de deficiência.

“A obra está adiantada. Está sendo feita agora a parte da pintura e na próxima semana daremos início à recuperação da área em frente ao prédio da Polícia Federal”, ressaltou a diretora de Planejamento da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (Copac), Rosângela Toscano. A previsão é que a obra seja entregue no próximo mês de julho.

O projeto de revitalização da praça, que está inserida no núcleo da Cidade Alta, no Centro Histórico da Capital, foi desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da sua Coordenadoria de Patrimônio Cultural, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O valor da obra é de 402 mil reais com financiamento do órgão federal.

Com a recuperação da praça, a população pessoense vai contar com novas calçadas, elevação do piso do pátio interno e a marcação do vazio urbano, com aplicação das novas posturas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. Haverá também a readequação na área dos serviços públicos de infraestrutura (rede elétrica e hidráulica) e a implantação do mobiliário urbano dentro de padrões de conforto e adequação ao novo espaço recuperado, como bancos, postes e orelhões, entre outros.

O projeto prevê ainda que o acesso a uma das vias, na lateral da Praça Barão do Rio Branco, deixe de existir. Outra modificação refere-se à colocação de redutores de velocidade e faixas de pedestres para facilitar o acesso da população e dar maior segurança.