Observatório de Turismo avalia o perfil dos turistas de eventos na Capital

Por - em 21

A Secretaria de Municipal de Turismo (Setur) vai monitorar seminários e congressos realizados na capital, através do Observatório de Turismo. A idéia é traçar o perfil dos participantes para analisar os impactos socioeconômicos gerado pelo turismo de eventos e negócios no destino indutor João Pessoa, através de pesquisas técnicas aplicadas aos participantes. O primeiro estudo será feito durante o VII Congresso de Oncologia Veterinária que está sendo realizado no Hotel Tropical Tambaú até o próximo domingo (21).

Os estudos sobre as atividades características deste segmento irão orientar definições mais precisas relacionadas aos trabalhos que posteriormente serão divulgados e, contribuirão para o direcionamento de investimentos da iniciativa privada e do poder público.

Para o Chefe da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação da Setur Paulo Galvão Júnior, é importante o monitoramento dos principais eventos realizados na cidade. “Quanto mais pesquisas forem realizadas nos eventos que acontecem em João Pessoa, mas conheceremos o perfil dos turistas e os impactos socioeconômicos destes eventos na economia local”, informou Galvão.

A empresária Elízia Lopes, presidente do Convention & Visitors Bureau e presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Paraíba (Sindetur/PB) o resultado do evento irá somar receitas importantes a serem injetadas na economia formal da cidade. “A função do Convention & Visitors Bureau é incrementar o desenvolvimento econômico e social, além de apoiar técnica e logisticamente todas as entidades, conselhos regionais, associações, representatividades profissionais e sindicatos no trabalho de promoção e captação dos eventos para a cidade de João Pessoa”, destacou.

Participantes – Participam do Observatório a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Secretaria de Turismo, Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Governo da Paraíba e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR).

Observatório de Turismo – O Observatório de Turismo de Eventos e Negócios foi criado pelo Convention Bureau de João Pessoa, em fevereiro de 2009, com o objetivo de mensurar os impactos do Turismo de Eventos, e como resultado, auxiliar a iniciativa privada e o poder público nas decisões a serem tomadas referente à alocação de recursos em projetos e ações que fortaleçam o segmento.

Pesquisas – Durante os eventos serão aplicados questionários aos participantes dos eventos para recolher informações que avaliarão características socioeconômicas, sobre alguns aspectos específicos, como: avaliação do evento, forma e organização da viagem, informações sobre a estadia e opiniões sobre João Pessoa.

Parcerias – O Convention & Visitors Bureau em parceria com Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Turismo assinaram no dia 30 de março, o Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de apoiar de forma institucional e irrestrita ao Observatório de Turismo na cidade, com intuito de mensurar o comportamento, o perfil e os impactos econômicos dos visitantes que participam de eventos na capital paraibana.