Observatório do Turismo inicia nova etapa em simpósio nacional

Por - em 22

Mais de 400 pessoas já participaram das pesquisas aplicadas durante os quatro eventos em que os questionários do Observatório do Turismo foram aplicados. Realizado pela Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) e o Convention Bureau, o projeto tem por objetivo traçar o perfil dos participantes de congressos e seminários, analisando os impactos socioeconômicos provocados pelo turismo de eventos e negócios na Capital paraibana.

A nova etapa do trabalho de pesquisa e monitoramento, que está na quinta fase, acontece no período entre esta terça-feira (31) e o dia 2 de agosto, durante o 20º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (Sinape). O evento será realizado no Tropical Hotel Tambú e congrega cerca de 700 participantes.  O questionário é realizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE) e será aplicado nos intervalos das atividades científicas, que incluem minicursos, conferências, sessões temáticas, sessões tutoriais, fórum de debates, apresentação de comunicações.

Pesquisa – Entre as perguntas feitas aos participantes, destacam-se as avaliações que os visitantes fazem da cidade de João Pessoa, a exemplo do tipo de hospedagem utilizada, os atrativos turísticos visitados e o atendimento nos diversos serviços oferecidos.

O chefe da Divisão de Pesquisa e Tecnologia da Informação da Setur, Paulo Galvão Júnior, afirmou que há um aumento crescente no número de eventos acadêmicos e de negócios na cidade, de modo que as pesquisas feitas pelo Observatório do Turismo atuam de forma decisiva na orientação das ações programadas para este público. “Os resultados destas pesquisas nortearão as futuras ações de promoção ao turismo de eventosem João Pessoa, afinal, conhecendo as necessidades do público poderemos atuar na melhoria dos serviços, em todos os aspectos”, explicou.

A pesquisa já foi aplicada durante o I Simpósio de Avicultura do Nordeste, no Hotel Caiçara, de28 a30 de março; no VII Congresso de Oncologia Veterinária, que ocorreu entre 19 e 21 de abril, no Hotel Tropical Tambaú; no 16º Congresso Nacional de Juízes do Trabalho, entre os dia 1° e 4 de maio, também no Hotel Tropical Tambaú; e na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, durante o 14º Congresso de Ficologia, de18 a20 de julho.

Para o gerente de operações do Convention Bureau João Pessoa, Ferdinando Lucena, o estudo sobre as atividades características do turismo de negócios e eventos permeará definições mais precisas em relação ao trabalho que deverá ser publicado e ajudará a direcionar investimentos da iniciativa privada e do poder público.

Segundo ele, o levantamento das informações está sendo realizado por meio de instrumentos de coleta de dados, ou seja, questionários devidamente estruturados contendo, em sua maioria, questões fechadas. “Este levantamento já ultrapassou mais de 400 pesquisados, amostra importante que será interpretada pelas entidades que compõem o Observatório e que vai criar subsídios para a construção de cenários estratégicos para o desenvolvimento do turismo de eventos na capital paraibana”, enfatiza.

Parceiros – Participam do Observatório do Turismo a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur); o Convention & Visitors Bureau de João Pessoa; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB); a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB); o Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP); e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), entre outros.