OD debate infraestrutura, saúde e lazer em plenária na 6ª Região

Por - em 37

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD), realizou nesta terça-feira (30) mais uma reunião do Planejamento Democrático, desta vez no Centro de Referência da Cidadania Jardim Veneza. O evento reuniu os conselheiros regionais e municipais do OD da 6° Região e gestores dos três temas eleitos como prioridades pela população durante as audiências regionais: infraestrutura, saúde e áreas de lazer.

A 6º Região compreende bairros e conjuntos habitacionais de Mumbaba, Distrito Industrial, Bairro das Indústrias, Cidade Verde, Três Lagoas, Jardim Veneza, Conjunto Vieira Diniz, entre outros.

O objetivo desta etapa do ciclo é esclarecer para os conselheiros das regiões sobre a formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2012, detalhando quais obras solicitadas pela população poderão ser incluídas na lei. O diálogo se deu entre os gestores das secretarias de Saúde, Seinfra e Sedurb e os conselheiros do OD.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, tratou basicamente das demandas de pavimentação, assumindo o compromisso de pavimentar em 2012 as ruas Tenente Manoel Chagas de Oliveira, Agricultores, Flores e Jabuticabeiras localizadas no Bairro das Indústrias. E as ruas Cidade Pirpirituba, Pedra Lavrada, cidade de Várzea e Cidade Cajazeiras no bairro de Cidade Verde/Bairro das Indústrias. No Jardim Veneza, as ruas Engenheiro Rosa Lúcia, Bernadino Alves e outras duas sem nome.

A Seinfra também garantiu que vai recapear as ruas dos circuitos dos ônibus assim que as chuvas amenizarem e também declarou que a via de ligação entre o Jardim Veneza e o Bairro das Indústrias está em processo de estudo.

Sobre a saúde, a diretora do distrito I, Gilvânia Alves, tratou de temas levantados pelos conselheiros, como melhorias no atendimento profissional das Unidades de Saúde da Família (USF) da região, falta de médico na unidade no Bairro das Indústrias, necessidade de vigias nos postos de saúde, construção de hospital que atenda a 6ª região e USF de Cidade Verde I e II e ampliação da estrutura de Indústrias II.

A diretora afirmou que a Secretaria de Saúde não está medindo esforços para a contratação de médicos, no entanto, encontra dificuldades para os bairros em questão. Já a construção de hospital na região não será possível, mas a de uma Unidade de Pronto Atendimento sim. Ela será construída entre Cruz das Armas e Oitizeiro. Além disso, estão em processo licitatório as USFs Cidade Verde I e II e a ampliação da estrutura de Indústrias II. Também será construída a USF integrada para acomodar a USF de Padre Ibiapina.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Lucius Fabiani, falou sobre as demandas pautadas pelos conselheiros em relação a áreas de lazer, entre elas, construção de campo de futebol e praça no Bairro das Indústrias e construção de área de lazer no Cidade Verde.

No que se refere ao campo de futebol, o secretário esclareceu que o prefeito Luciano Agra assinou ordem de serviço no último dia 20 de agosto. Em relação à Praça do Bairro das Indústrias, o projeto arquitetônico está sendo construído, mas falta a definição do local, e em relação à construção de área de lazer no Cidade Verde, precisa ser definido que equipamento será, mas também é uma decisão de governo fazê-la. Além disso, Lucius Fabiani revelou que o projeto da reforma do mercado público de Vieira Diniz foi concluído e será apresentado para a população da 6ª região.

Para o coordenador do OD, Tibério Limeira, a reunião foi importante para a decisão de prioridades para 2012. “Os conselheiros saíram daqui com os compromisso das secretarias e sabendo o que será feito de acordo com as possibilidades administrativas da Prefeitura no ano de 2012”, declarou o coordenador. Já para os conselheiros foi um momento esclarecedor. “Sabemos que muito coisa já foi feita em nossa região e esperamos que melhore ainda mais, mas agora sabemos o horizonte que temos para 2012”, declarou a conselheira Gisele Fernandes.

A próxima reunião do Planejamento Democrático acontece nesta quinta-feira (1º) na Igreja Santa Clara, no bairro Funcionário IV.