OD debate propostas com moradores de 11ª região

Por - em 28

O Orçamento Democrático (OD) da Capital realizou na noite de segunda-feira (26), mais um encontro com a população. Dessa vez, a reunião foi com os moradores da 11ª região, que participaram da terceira etapa do Ciclo Orçamentário Anual, que tem como objetivo o Planejamento Democrático com os delegados, conselheiros e a população. A reunião aconteceu na Escola Violeta Formiga, no bairro de Mandacaru.

Representantes das secretarias de Saúde, Infra-Estrutura (Seinfra) e de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), apresentaram obras, serviços e ações desenvolvidas na região de acordo com as prioridades apontadas na área. De acordo com a coordenadora do OD, Ana Paula Almeida, nessa etapa cada Secretaria apresenta o resultado do Planejamento Democrático da Lei Orçamentária Anual (LOA), mostrando quais obras solicitadas pela população vão poder ser realizadas de acordo com as prioridades eleitas no início do ciclo. “Na 11ª região as prioridades apontadas pela população foram a geração de emprego e renda, saúde e infraestrutura”, destacou.

O representante da Sedesp, Rui Ribeiro, citou o exemplo do programa Empreender-JP que vem contribuindo com a geração de emprego e renda na Capital, principalmente no bairro de Mandacaru, que tem o terceiro maior em número de beneficiados, com cerca de 700 pessoas em um investimento de mais de R$ 1 milhão. “O Empreender-JP tem contribuído imensamente com a geração de renda dentro de nosso município e ele vai mais além quando tem entre suas prioridades a qualificação e capacitação. Temos também o Sine Municipal que tem encaminhado as pessoas para os empregos”, frisou.

Saúde – Na saúde a representante do Distrito IV, Ana Paula, falou das melhorias no atendimento a população daquela área e destacou a construção de Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e implantação de equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) para a região. “Temos feito esforços para oferecer e melhorar o atendimento as pessoas”, lembrou.

Já na área de infraestrutura foram apresentadas obras de pavimentação e drenagem já realizadas e outras que estão em estudo técnico e, em breve, estarão sendo executadas.
Para Maria Aparecida, moradora de Mandacaru, o momento é importante para discutir as necessidades das comunidades com os representantes do governo municipal. “Sempre que posso participo, pois acho importante que todos se envolvam com as necessidades do bairro”, frisou.