OD determina 70% das obras da prefeitura da Capital em 2010

Por - em 16

Cerca de cinco mil pessoas participaram em 2010 das reuniões do Orçamento Democrático em João Pessoa e pelo menos 70% das obras realizadas pelo Governo Municipal são resultado das demandas encaminhadas pela população. Estes foram alguns dos dados apresentados à imprensa pela Coordenadoria do Orçamento Democrático durante o café da manhã que aconteceu na manhã desta segunda-feira (14) no restaurante Bessa Grill, no Bessa.

“Reflexo das conquistas populares que podem ser observadas pela cidade, o Orçamento Democrático é antes de tudo um instrumento pedagógico que promove o compartilhamento de poder entre população e governo”, afirmou o coordenador Tibério Limeira, que apresentou aos jornalistas o calendário do ciclo deste ano, as obras indicadas pelo OD à Prefeitura e as novidades que a coordenadoria pensou para 2011, a exemplo do OD Criança e dos Fóruns Temáticos. O prefeito Luciano Agra, secretários municipais, vereadores e deputados estaduais participaram da atividade, que também contou com a presença de conselheiros e delegados do OD.

De acordo com o prefeito Luciano Agra, o Orçamento Democrático é um aprendizado para todos e vem fazendo escola em outros municípios e Estados. “Por isto já cedíamos um Seminário Nacional de Orçamento Participativo e agora vamos conhecer as experiências de outros municípios paraibanos que adotam uma política de participação popular em suas gestões, durante a realização do Seminário Estadual de Orçamentos Participativos que vai acontecer em João Pessoa”, ressaltou o prefeito.

As Audiências Regionais, que compõem a primeira etapa do Ciclo do Orçamento Democrático, começam nesta terça-feira (15) pela 4º região orçamentária, no Valentina Figueiredo. Para que a população participasse e conhecesse melhor o que acontece nesta etapa, cerca de 50 reuniões preparatórias foram realizadas, mobilizando aproximadamente 1.200 pessoas em todas as 14 regiões do OD.

Ao completar seis anos, o Orçamento Democrático, coordenadoria que faz parte da Secretaria de Transparência Pública do município, já comemora diversas conquistas, em diversos setores como na saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, habitação, entre outras. Além de mobilizar a população a participar do planejamento do orçamento público da Prefeitura de João Pessoa.

Emerson Camilo Pinheiro, morador do Altiplano, é conselheiro do Orçamento Democrático há dois anos e meio. Para ele, este mecanismo promove a conscientização popular. “É preciso que a comunidade participe, que fiscalize as ações do governo, que deve trabalhar para o bem da coletividade. Só assim conseguiremos uma cidade melhor para todo mundo”, afirmou.