OD faz planejamento com os delegados da 8ª região

Por - em 49

Na noite desta segunda-feira (02) a Coordenadoria do Orçamento Democrático (OD) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou o Planejamento Democrático com os delegados e conselheiros de mais uma das 14 regiões orçamentárias em que a cidade está dividida. O evento aconteceu na Paróquia de São José, em Cruz das Armas, na 8ª Região, que inclui ainda os bairros de Oitizeiro, Baleado, Funcionários I, Lagoa Antônio Lins, Jardim Planalto e Jardim Guaíba.

Estiveram presentes os secretários cujas áreas foram eleitas como prioritárias para as ações e investimentos da PMJP para o próximo ano. O objetivo desta etapa do ciclo é esclarecer para os delegados das regiões sobre a formatação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011, detalhando quais obras solicitadas pela população poderão ser incluídas na lei.

O secretário João Azevedo destacou que as demandas mais solicitadas à Secretaria de Infra-Estrutura (Seinfra) dizem respeito ao saneamento básico e à pavimentação de ruas. Com relação a estes investimentos, o secretário informou que no mês de setembro eles serão enviados à Câmara Municipal para aprovação na LOA, que vai detalhar quais as ruas serão pavimentadas e citou como exemplo as avenidas José Tavares e Xavier Júnior, ambas em Cruz das Armas. João Azevedo disse ainda que na 8ª Região foram investidos R$ 12,4 milhões em obras como pavimentações, recuperação de mercados públicos e construção de Unidades de Saúde da Família (USF).

Qualificação profissional – Antônio Jacôme, secretário adjunto de Desenvolvimento Social (Sedes), também esteve presente e, ao lado de Ruy Pereira, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e da Produção (Sedesp), detalhou as ações da PMJP na área da geração de emprego e renda. Segundo Antônio Jacôme, os equipamentos sociais da Prefeitura, como os Centros de Referência da Cidadania (CRC) e os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), oferecem cursos de qualificação profissional, sobretudo para a juventude. “Na segunda semana de agosto estaremos selecionando jovens para 11 cursos de qualificação profissional em vários locais da cidade. Serão 510 vagas nas áreas de turismo, web designer e construção civil, entre outros”, informou.

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Lucius Fabiani, também falou das ações de sua pasta na área da geração de emprego e renda. De acordo com ele, as obras do mercado público de Cruz das Armas, que estão em andamento, serão concluídas no final deste ano.

Saúde – O planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também foi discutido com a população e os delegados da 8ª região. O coordenador do Distrito Sanitário I, Walson Dias, falou sobre as demandas da região que serão atendidas, a exemplo da Construção de USF Integrada na área, a manutenção de atividades integradas a outras secretarias e a descentralização de marcação de consultas e exames para a USF Cruz das Armas IX, que já está acontecendo.

O próximo Planejamento Democrático com delegados será nesta quarta-feira (04), no Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Valentina de Figueiredo, 4ª Região. As reuniões com os gestores acontecem às 19h30 e são abertas a toda comunidade.